Sobre virtudes: “Faça isso em vez de condenar os vícios” – um vídeo excelente!

Para começar as postagens da semana, trago vídeo muito interessante e oportuno, com reflexão necessária, a meu ver, sobre as virtudes humanas, estas que se sustentam na prática efetiva do bem!

Temos, nesse conteúdo inspirador, mais um elogiável trabalho a respeito do conhecimento humano e, mais objetivamente, focalizando achados da filosofia, produzido pelo canal youtube SUPERLEITURAS.

Com o título Faça isso em vez de condenar os vícios, a exposição, em vídeo, tem por base o conjunto de ideias apresentadas no livro “Pequenos tratado das grandes virtudes”, de Andre Comte-Sponville, um francês que é professor doutor de filosofia, autor de diversos livros, entre os quais “O AMOR” e “Apresentação da Filosofia”, ambos que li recentemente.

Segundo esse filósofo: “Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros”. E arremata, como está no final do vídeo: “O bem não é para se contemplar, é para se fazer. Assim é a virtude…

Para Sponville, vale o registro, filosofar “é pensar a sua vida e viver o seu pensamento”. Uma das distintas características desse autor, conforme demonstram as suas obras aqui citadas, é trazer como reforço da argumentação pensamentos de grandes filósofos que o antecederam, das diversas escolas da filosofia, desde as mais antigas até as contemporâneas.

O excelente vídeo foi publicado em 19 de julho, com duração de apenas 9:24, canal SUPERLEITURAS.

Vale muito a pena assistir, vale pensar sobre isso, para uma vida virtuosa. Confira:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Livros e leitura, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Sobre virtudes: “Faça isso em vez de condenar os vícios” – um vídeo excelente!

  1. lulaborda disse:

    Excelente vídeo! Precisamos mesmo repensar e redefinir nossas atitudes de ações…
    Abençoada semana!

  2. MCamila disse:

    Muito bom 😊 !! 👏👏

  3. Excelente vídeo. Minha sábia mãe ensinava algo semelhante: “Devemos ser condescendentes com as imperfeições e enfermidades alheias pois é certo que, um dia, outros hão de aturar as nossas.”.
    Grande abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s