“A Inspiradora Lenda do Menino e da Estrela do Mar”

O post de hoje, com uma historinha emblemática e bastante ilustrativa, tem como pano de fundo a importância da perseverança, da determinação que se deve dedicar para as causas que reconhecemos valorosas e assim, na essência, tem a ver com valores que mentalmente priorizamos e que orientam a nossa vida, as nossas atitudes.

Para tanto, repercuto artigo muito legal, que li no site A Mente É Maravilhosa, com o título A Inspiradora Lenda do Menino e da Estrela do Mar, publicado ontem.

A lenda reportada na publicação, que a conheço faz muitos anos, me faz recordar de alguns ditos populares, cheios de sabedoria:  “as grandes coisas que vem das pequenas coisas” (do latim Sic Parvis Magna); “toda grande caminhada começa com um simples passo”; “pequenas atitudes fazem grandes diferenças”…

A propósito, o cuidado aí é dar os primeiros passos corretamente, para o que, claro, deve-se saber para onde ir e porquê ir!

E na minha percepção, fica da mensagem a bela lição de que devemos, cada um de nós, fazer a nossa parte, sem esperar pelos outros. Com efeito, não devemos esquecer a célebre frase de Mahatma Gandhi: “seja a mudança que você quer ver no mundo”!

Um conteúdo de grande valor, com vários simbolismos, insights e convites para boa reflexão!

Leia a seguir:

“A Inspiradora Lenda do Menino e da Estrela do Mar

Imagem: amenteemaravilhosa.com.br

Há muitos estudos nos quais se tentou estabelecer qual é o traço comum aos grandes homens e mulheres que inspiraram a humanidade. Tudo parece indicar que a virtude mais decisiva é a perseverança. Muitas das grandes conquistas são uma lição inspiradora de tenacidade e luta contra a adversidade.

A perseverança é uma virtude complexa, quase um dom. Quando é autêntica, alimenta a tenacidade e a vontade diante das dificuldades e dos obstáculos. Para manter essa vontade de ferro diante da adversidade, é preciso saber o que você quer, para onde quer ir e por quê. Normalmente, isso é resultado de um processo de reflexão e formação de caráter.

” A arte de superar grandes dificuldades é estudada e adquirida com o hábito de enfrentar as pequenas “.

Cristina Trivulzio di Belgioioso

Engana-se quem pensa que grandes feitos tomam forma desde o início. Em geral, tudo começa com uma pequena semente que é regada, se espalha e chega a um ponto em que toma seu próprio caminho de crescimento. Precisamente a lenda do menino e da estrela do mar explica, de forma simples, do que se trata tudo isso.

Uma lenda inspiradora e realista

Era uma vez um homem que morava perto da praia. Todos os dias ele acordava e a primeira coisa que fazia era dar um passeio na areia. Um dia ele ficou muito surpreso com o que encontrou em seu passeio matinal. Havia centenas de estrelas do mar espalhadas por toda a costa. Foi muito estranho. Talvez o mau tempo ou os ventos de novembro tenham sido os responsáveis por esse fenômeno.

O homem lamentou a situação. Ele sabia que a estrela do mar não podia viver mais de cinco minutos fora da água. Todas estas criaturas logo estariam mortas, ou estavam já mortas quando ele passou por lá. “Que triste !”, pensou. No entanto, nenhuma ideia inspiradora veio à sua mente.

Avançando um pouco, ele viu um menino correndo de um lado para o outro na areia. Ele parecia abalado e suado. “O que você está fazendo?” o homem perguntou. “ Estou devolvendo as estrelas ao mar ”, respondeu o menino, que parecia cansado.

O homem pensou por um momento. O que o menino estava fazendo parecia absurdo para ele. Ele não resistiu à vontade de dizer o que pensava. “ O que você faz é inútil. Eu andei um longo caminho e há milhares de estrelas. Não faz sentido o que você faz ”, ressaltou. O menino, que tinha uma estrela do mar nas mãos, respondeu: “Ah, com certeza faz sentido para esta aqui!

Pequenas ações, grandes feitos

A inspiradora lenda do menino e da estrela do mar nos mostra o valor das pequenas ações. Às vezes deixamos de ver o valor de atos modestos. Isso acontece porque não estamos orientando nosso comportamento para valores, mas para resultados. É como se víssemos o mundo em termos de quantidade e tamanho, mas não em termos de significado e essência.

Todo grande feito começa com pequenos atos. De fato, os começos costumam ser difíceis, assim que quem não aprende a dar sentido a uma flor dificilmente encontrará sentido à natureza.

Da mesma forma, quem ignora o valor de um pequeno sacrifício dificilmente construirá um senso de esforço. O caráter geralmente é fortalecido a partir de pequenas restrições, de disciplinas discretas. O primeiro grande obstáculo aos grandes sonhos são os pequenos cepticismos dos que o rodeiam. Dar sentido ao pequeno é uma maneira inspiradora de viver.

A perseverança é, acima de tudo, descendente de valores. É preciso muita convicção para resistir às dificuldades e contratempos que estão sempre presentes quando você estabelece uma meta digna. O pior é que muitas vezes nos deixamos invadir por um pensamento totalitário. É aquele que lhe diz que se não há “tudo”, então não há “nada”. Por sua vez, esse esquema mental é um veneno para a motivação.

Se você vincular seus grandes sonhos e aspirações aos valores humanos, será muito mais fácil encontrar a força necessária para seguir em frente. Em vez disso, se você se concentrar apenas nos resultados imediatos, é provável que a frustração assuma o controle. As grandes catedrais são construídas pedra por pedra. A inspiradora lenda do menino e da estrela do mar nos diz que o pequeno faz sentido, e certamente vale a pena aprender a ver as coisas dessa maneira.

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/a-inspiradora-lenda-do-menino-e-da-estrela-do-mar/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para “A Inspiradora Lenda do Menino e da Estrela do Mar”

  1. Uma bela história, com uma lição inspiradora! Perseveremos nos coisas boas!

  2. Sandra Fayad Bsb disse:

    “…quem não aprende a dar sentido a uma flor dificilmente encontrará sentido à natureza.” Certamente. Essa frase foi muito inspirada.

  3. lulaborda disse:

    A história é linda! Nem sempre desistimos por totalitarismo, mas as vezes por achar que não vai adiantar. Embora saibamos, que a diferença entre a vitória e a derrota é uma tentativa a mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s