PROCRASTINAÇÃO – uma conversa leve e esclarecedora – Dra Ana Beatriz (vídeo)

“A sua atenção vale muito dinheiro!”

No post anterior, focalizamos o estresse continuado e os estragos que isso ocasiona no cérebro e na saúde de uma forma geral. Hoje, fazendo certa conexão com isso, pois seguimos com as questões do comportamento humano, o tema em foco é a procrastinação, uma realidade vivida por grande parte das pessoas nos tempos atuais.

É óbvio que o excesso de informação disponível hoje em dia, facilitado pelo amplo acesso aos smartphones, combinado com a participação das pessoas em redes sociais, trazem ingredientes que contribuem sobremaneira para a procrastinação, que significa a ação de adiar com frequência as coisas que precisariam ser feitas.

E para abordar o tema, trago vídeo registrando breve – e interessante – bate-papo da médica psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva, em entrevista com o psicólogo Alex Rocha.

Esse assunto merece a devida compreensão e todo o cuidado, não tenho dúvida, pela dimensão que vem ganhando, já por muitos considerado como uma “epidemia” dos novos tempos. Observem como a Dra Ana realça os recursos inteligentes, utilizados cada vez mais, pela engenharia das redes sociais, objetivando capturar o seu cérebro, a sua atenção!

E sem se dar conta, a pessoa que sempre procrastina pode estar incorrendo em um tipo de autossabotagem, que lhe é prejudicial de alguma maneira!

Ao final, a médica dá dicas de como evitar ser um procrastinador e o que ela faz para administrar o seu tempo, de forma a driblar as armadilhas tentadoras da distração e possibilitar a execução do que é importante, necessário e que precisa ser feito!

Vale a pena assistir – o vídeo tem duração de 7:28. Confira:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Marketing e Tecnologia, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para PROCRASTINAÇÃO – uma conversa leve e esclarecedora – Dra Ana Beatriz (vídeo)

  1. Walter Cançado disse:

    Excelente texto, é isso, a tendência muitas vezes é procrastinar. O desafio é ter forças de reação e superar!

  2. José Paes Landim disse:

    Que belo recado, com elogiável pertinência, relacionado com a procrastinaçáo, deu a Dra. Ana Beatriz. Sugiro ao amigo Dattoli que nos traga, também, uma nova entrevista com.um filósofo/a, área que tem.muito a ver com a qualidade de vida.

  3. lulaborda disse:

    Parabéns pelo tema tão atual e tão deixado de lado. As redes sociais nos aprisionam mesmo. Eu tive dificuldade a me adaptar a elas, mas o apelo e a rede de amigos, me fizeram uma espécie de imposição. Hoje, graças a Deus, reduzi muito meu tempo a elas. Tenho me concentrado mais em editar meus vídeos.

    • JCDattoli disse:

      Obrigado, Lúcia, pelo seu registro!
      A questão está aí e cada um deve fazer a sua avaliação a esse respeito. Pelo que percebo, muitos estão totalmente capturados pelas redes sociais. Que despertem enquanto há tempo.
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s