“Cães sabem ler expressões faciais?” – Um vídeo interessante e esclarecedor!

Volto hoje a falar sobre a raça canina, nossos queridos e devotados amigos de quatro patas. Quem cria esses animais não tem dúvida de que eles percebem os nossos sentimentos, sabem se estamos tristes ou alegres, dispostos ou indispostos, sentindo alguma dor ou mal estar, e por aí vai.

Para além das observações tiradas das vivências cotidianas, seria legal, no meu perceber, que a gente pudesse ter melhor explicação a respeito dessa “inteligência”, ou dessa capacidade sensorial dos caninos. Imagino que você também teria esse desejo ou curiosidade. De acordo?

É sobre isso que trago hoje o vídeo bem interessante, com o título “Cães sabem ler expressões faciais?, apresentado por Vitor Santos (do Metaforando), um elogiável estudioso, pesquisador e perito sobre linguagem corporal/micro expressões faciais. O argumento e toda a lógica desenvolvida, conforme referido, tem respaldo em diversos estudos científicos e ampla literatura já existente acerca do tema.

O vídeo foi publicado no YouTube, canal Metaforando, em 20/maio/2022.

Confira a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “Cães sabem ler expressões faciais?” – Um vídeo interessante e esclarecedor!

  1. lulaborda disse:

    Muito legal esse vídeo. Quando eu tinha cachorros, percebia que eles mudavam também de expressão e atitude a depender das nossas expressões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s