Para começar as postagens da semana, reproduzo esse texto singelo, com importante reflexão, autoria de Zibia Gasparetto, notável escritora espiritualista que faleceu em 2018.
Em linhas gerais, a autora destaca a necessidade de percebermos quanto beleza existe à nossa volta, quantas possibilidades belas nos esperam, sendo indispensável, para tanto, que tenhamos essa consciência e saibamos trabalhar, primeiramente, a nós mesmos. O bem viver e a sensação de felicidade decorrerão naturalmente!
Uma mensagem inspiradora e, por certo, um convite para a nossa reflexão permanente sobre a vida, com lastro no poder do pensamento positivo e no potencial de boas colheitas pela força da espiritualidade!
O texto foi publicado no Portal Raízes, em 2/janeiro/2021.
Leia a seguir:
“A dor serve para nos levar aos cuidados da preservação – Zibia Gasparetto
Viver é ter consciência da realidade que se esconde atrás da aparência. É ver além dos cinco sentidos. É enxergar com os olhos da alma… A vida materializa nossos pensamentos e conforme acreditamos, ela os torna possíveis. Cultivar o medo, a falta de amor, o egoísmo e a descrença, não é esse o caminho.
As pessoas querem receber o melhor da vida, mas suas atitudes revelam o oposto. Para receber é preciso primeiro dar. Para atrair é preciso irradiar. Essa é a força da vida. Se Deus colocou tanta beleza, tanta vida, tanta alegria e perfume em simples flores, o que não terá feito com o Homem?! Deus sempre faz o melhor.
Ele nos deu beleza, sentimento, alegria, bondade e possibilidade de escolher. A dor, o sofrimento, a maldade, o ódio, a ignorância vêm da nossa necessidade de perceber. Deus permite o contraste para que possamos enxergar claro. De que adiantaria acender uma luz na claridade? É nas trevas que ela é percebida. Sem a tristeza, a alegria não seria apreciada, sem a carência a abundância não teria significado.
Somos todos crianças na “escola da vida”. Durante nossa “infância”, precisamos experimentar para ganhar senso de realidade… O sofrimento é pano de fundo para que o bem seja notado. Baseado na perfeição de Deus: A natureza nos ensina isso. Basta olhar.
Não lhe parece que um Deus tão extraordinário, tão criativo, que colocou tanta beleza, tanto perfume na simplicidade de uma flor, que enfeitou nosso mundo com um céu tão azul, um mar tão belo, tudo para nos fazer felizes, só nos destina à felicidade e à alegria.
A dor serve para nos levar aos cuidados da preservação. É um alerta que nos adverte que algo não está bem. Sem ela, não teríamos referencial. O Caminho que te levará à felicidade começa em você mesmo!
Zibia Gasparetto (1926/2018) foi uma médium que se notabilizou como escritora espiritualista. Em 68 anos dedicados ao espiritismo, Zibia Gasparetto publicou 58 obras e teve mais de 18 milhões de livros vendidos. “
“ A dor serve para nos levar aos cuidados da preservação.”
Eu me atrevo a complementar este maravilhoso texto, com a reflexão de um certo autor desconhecido que diz que “devemos ser dignos de nosso sofrimento”.
Isto porque a incomensurável bondade e suprema justiça de Deus jamais permitiria que uma “dor” nos alcançasse se não fosse para o nosso bem, se não fosse para o nosso aprimoramento moral.
Portanto, que aproveitemos as oportunidades trazidas pelas “dores” da vida, tentando compreender o porquê de Deus ter permitido que elas nos alcançassem, ou seja, onde precisamos melhorar…
Ele SEMPRE é bom e justo, mesmo que não consigamos, por enquanto, compreender Seus desígnios.
Excelente, Marcello. Obrigado pelo comentário enriquecedor!
Sem dúvida uma bela reflexão. A dor nos leva a tentativa de descobrir a causa; e não só a dor física…
Grato, Lúcia!