Aprender a aprender: Vídeo traz dicas preciosas para um aprendizado mais rápido e efetivo. Confira!

Aprender a aprender é uma grande sacada, é um chamado para que despertemos para a necessária expansão da nossa mente. É pelo aprendizado constante – adquirido pelas observações, reflexões, estudos, formações e, claro, pela experiência – que efetivamente evoluímos, nos tornando pessoas mais capacitadas e melhores, em sentido amplo!

Assim é que, estar consciente das nossas limitações, por um lado, e da necessidade de seguirmos aprendendo e evoluindo, de outro, são atributos de humildade positiva, necessária, que faz bem, em termos intelectuais e da saúde integral.

Creio que haja pouca discordância em relação a essa lógica. No particular, uma boa questão é: como aprender melhor, de forma mais efetiva, até mais rápida, cujos resultados motivem para seguir avançando?

Para tanto, é bom beber da sabedoria, seguir as dicas trazidas por grandes pensadores e por personalidades que se destacaram no campo do aprendizado.

A esse respeito, como subsídios e estímulos adicionais, trago hoje esse vídeo do SUPERLEITURAS, canal que se inspira na Filosofia, apresentando dicas de hábitos que ajudam (efetivamente) no aprendizado e que, portanto, lhe farão evoluir de forma contínua.

O vídeo foi publicado no YouTube, com o título “5 Hábitos dos Antigos Sábios para Aprender Qualquer Coisa Mais Rápido“, no dia 14 passado.

Confira, tire o melhor proveito do conteúdo – a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Aprender a aprender: Vídeo traz dicas preciosas para um aprendizado mais rápido e efetivo. Confira!

  1. lulaborda disse:

    Super interessante! Acho que é bem por ai…

  2. José Paes Landim disse:

    No aprender a aprender está, não resta dúvida, a chave para alcançarmos sucesso no crescimento dos nossos conhecimentos, para o que se faz imprescindível a humildade em nos colocar como aprendizes, sob a consciência, como bem nos disse Sócrates, que “Só sei que nada sei”. São exatamente nos que menos sabem, que se veem os que se autoproclamam mestres do saber. Que se levante um brinde à humildade.

    • JCDattoli disse:

      Ok, amigo. Ser aprendiz, convicto, é bela demonstração de humildade, a humildade positiva, que não pode significar baixa autoestima e limitação, como muitos podem até pensar! Forte abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s