A temática focalizada hoje tem a ver com o meio ambiente e, mais diretamente, com o desperdício de alimentos, que sabemos existir. Sobre isso, já passou da hora de assistirmos a campanhas públicas regulares visando à racionalidade na alimentação, os reaproveitamentos inteligentes dos excedentes/sobras de alimentos elaborados e de produtos, considerando a realidade dos desperdícios existente nessa área.
Havendo elevação de consciência geral a esse respeito, a sociedade como um todo acaba beneficiada, pela redução de sujeiras, de lixos a serem recolhidos, assim como pela redução do preços de alimentos, contribuindo também, por consequência natural, para que muitas pessoas de baixa renda tenham acesso a diversos tipos de alimentos mais baratos, com maior oferta e mais facilidade.
A esse respeito, como informação e subsídio de ações que poderiam ser implementadas em outras partes do planeta, trago matéria jornalística que chamou a minha atenção, no último sábado, mostrando iniciativas em curso no Japão, incentivadas por campanha pública de conscientização, com ações efetivas que vêm sendo adotadas por pesquisadores, inclusive com o uso da tecnologia, e por empresários, com o objetivo de reduzir desperdícios de alimentos.
Em suma, são iniciativas criativas, elogiáveis, voltadas para a redução do lixo alimentar, ou seja, para que comida vire lixo!
Assista a seguir (reportagem disponível no YouTube, canal Jornal da Record, de 19/junho/2022):
Uma iniciativa louvável; mas acho que não estou ainda preparada. Talvez seja uma visão futurística. Mas tudo tem que haver tempo para que se encare como normal.
Os japoneses sempre inovando, nos dando boas lições. Também, vale lembrar que se trata de uma nação muito mais antiga, notoriamente evoluída e à frente até geograficamente, conhecida como Terra do Sol Nascente!
Abraço, Lúcia!
Olá! Japoneses sempre à frente do tempo. Realmente espero que não demore a ser uma realidade palpável.
Meu blog é novo por aqui. A intenção é compartilhar minhas opiniões e ponderações a cerca dos mais diversos assuntos.
Se puder visitar, seguir, curtir e comentar com a sua opinião, será maravilhoso.
Ok, Patrícia. Obrigado!