“Japão usa a tecnologia para tentar reduzir o desperdício de alimentos” – boas ideias e atitudes!

A temática focalizada hoje tem a ver com o meio ambiente e, mais diretamente, com o desperdício de alimentos, que sabemos existir. Sobre isso, já passou da hora de assistirmos a campanhas públicas regulares visando à racionalidade na alimentação, os reaproveitamentos inteligentes dos excedentes/sobras de alimentos elaborados e de produtos, considerando a realidade dos desperdícios existente nessa área.

Havendo elevação de consciência geral a esse respeito, a sociedade como um todo acaba beneficiada, pela redução de sujeiras, de lixos a serem recolhidos, assim como pela redução do preços de alimentos, contribuindo também, por consequência natural, para que muitas pessoas de baixa renda tenham acesso a diversos tipos de alimentos mais baratos, com maior oferta e mais facilidade.

A esse respeito, como informação e subsídio de ações que poderiam ser implementadas em outras partes do planeta, trago matéria jornalística que chamou a minha atenção, no último sábado, mostrando iniciativas em curso no Japão, incentivadas por campanha pública de conscientização, com ações efetivas que vêm sendo adotadas por pesquisadores, inclusive com o uso da tecnologia, e por empresários, com o objetivo de reduzir desperdícios de alimentos.

Em suma, são iniciativas criativas, elogiáveis, voltadas para a redução do lixo alimentar, ou seja, para que comida vire lixo!

Assista a seguir (reportagem disponível no YouTube, canal Jornal da Record, de 19/junho/2022):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meio ambiente, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para “Japão usa a tecnologia para tentar reduzir o desperdício de alimentos” – boas ideias e atitudes!

  1. lulaborda disse:

    Uma iniciativa louvável; mas acho que não estou ainda preparada. Talvez seja uma visão futurística. Mas tudo tem que haver tempo para que se encare como normal.

    • JCDattoli disse:

      Os japoneses sempre inovando, nos dando boas lições. Também, vale lembrar que se trata de uma nação muito mais antiga, notoriamente evoluída e à frente até geograficamente, conhecida como Terra do Sol Nascente!
      Abraço, Lúcia!

  2. Olá! Japoneses sempre à frente do tempo. Realmente espero que não demore a ser uma realidade palpável.
    Meu blog é novo por aqui. A intenção é compartilhar minhas opiniões e ponderações a cerca dos mais diversos assuntos.
    Se puder visitar, seguir, curtir e comentar com a sua opinião, será maravilhoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s