Indicação de livro: “Pra vida toda valer a pena viver”, de Ana Claudia Q. Arantes

Imagem: Editora Sextante

Acabo de ler esse livro, com muito gosto, cujo conteúdo guarda completa sintonia com a linha deste blog, fazendo interfaces com os vários temas que temos explorado, notadamente a temática da longevidade, razão pela qual não poderia deixar de fazer a presente indicação

A médica geriatra Ana Claudia Quintana Arantes, já conhecida por aqui, em vídeos, pela sua admirável atuação com os chamados cuidados paliativos (“conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável que visa oferecer dignidade e diminuição de sofrimento…”), oferece belíssima contribuição com esse seu novo livro Pra vida toda valer a pena viver, publicado, ano passado, por GMT Editores Ltda – SEXTANTE

Ah, como precisamos dessas mensagens bonitas, bem colocadas e emocionantes a respeito do bem viver, o que inclui abordagens sobre cuidados com a própria saúde, com os relacionamentos, com a atenção e valorização para diversos outros aspectos que devem importar na vida das pessoas, do que são exemplos a coragem de viver, a superação das perdas pelo caminho, a necessidade de encontrar o sentido da existência e por aí vai.

Tudo isso escrito de forma leve, com a autoridade de quem sabe o que está falando, representando elogiável contribuição – esclarecimentos, dicas, exemplos práticos e aconselhamentos – que seguramente podem subsidiar uma boa preparação para o envelhecimento. Logo, o conteúdo não é endereçado apenas para pessoas mais idosas. Ao contrário, quanto mais cedo houver consciência a respeito dos temas tratados, melhor.

E para tornar a obra ainda mais apreciável, a autora enriquece os diversos capítulos com histórias bonitas e carregadas de emoção, por ela vivenciadas em sua experiência clínica.

Bem-estar e alegria é (quase)tudo o que almejamos para a vida, até o momento da nossa partida. Na minha avaliação, o livro faz jus ao subtítulo “Pequeno manual para envelhecer com alegria”. E, acrescentaria, … para envelhecer com sabedoria!

Para deixar como aperitivo, destaco a parte que analisa e conceitua o viver em plenitude. O que isso significa?

“Plenitude não significa viver apenas momentos felizes, o que de fato nem é possível. Significa viver intensamente todo o nosso tempo de vida, com seus altos e baixos, conscientes da bênção que é estar aqui e agora.”

Ainda poderia mencionar algumas dezenas de marcações (destaques) que fiz ao longo da leitura, como a seção “Abraçar a tristeza” (uma perspectiva que me surpreendeu), a abordagem sobre o que significa a perda de um filho, dicas para fortalecer o cérebro, a importância de saber cultivar as boas lembranças…

A ênfase no viver a cada dia, na prática do amor e da compaixão permeiam a obra, tornando-a seguramente edificante. Como dito pela Dra Ana Claudia, “O propósito da nossa existência não pode ser somente favorecer a nossa própria existência.”

Em síntese, esse livro é um singelo tesouro sobre modo de viver, de viver bem, de viver para o bem. A meu juízo, uma leitura indispensável. Fica a dica para você!

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Indicação de livro: “Pra vida toda valer a pena viver”, de Ana Claudia Q. Arantes

  1. Márcia Tauil disse:

    Conteúdos que nos ajudam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s