Sábado e música: “Daniela Soledade e Roberto Menescal – Rio” – belíssimo momento!

E como a bossa nova não pode cair no esquecimento, trago, como inspiração musical para este sábado, um vídeo muito legal que encontrei nas buscas de hoje, com a cantora Daniela Soledade fazendo duo com o grande Roberto Menescal. Eles interpretam a conhecida e marcante canção Rio, composta pelo próprio Menescal, em parceria com Ronaldo Bôscoli.

A cantora carioca Daniela Soledade é filha de Paulinho Soledade, destacado violonista, compositor e produtor musical. Já Roberto Menescal, nascido em Vitória-ES, referido aqui em postagens anteriores, é um dos criadores do fabuloso movimento musical brasileiro chamado Bossa Nova, surgido no final dos anos 1950. 

Sem dúvida, o movimento bossa nova trouxe significativas distinção e valorização para a música popular brasileira, notadamente pela combinação de uma batida (ritmo) inconfundível e de acordes dissonantes (encantadores) presentes na linha melódica de cada composição. Sou muito fã, desde sempre, dessa inspiração musical que não pode se perder, assim espero!

O vídeo foi publicado no canal DanielaSoledadeVEVO, em 20/setembro/2021. Veja que delícia de encontro, que registro primoroso, a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Músicas e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Sábado e música: “Daniela Soledade e Roberto Menescal – Rio” – belíssimo momento!

  1. lulaborda disse:

    Uai! Sensacional a musica, a letra o balanço e dupla!
    Bom fim de semana!

    • JCDattoli disse:

      Grato, Márcia!
      Mais do que ninguém, você sabe o valor do mestre Menescal, a quem você já dedicou um álbum muito bacana, o “Pro Menesca”, que também divulguei por aqui.
      Forte abraço, amiga!

  2. Zé Rosa disse:

    Muito bom !

  3. Claudio Vieira disse:

    Olá , caro e saudoso amigo
    ontem, 03.03.22) ,coincidentemente assisti uma programa intenso sobre a bossa nova, capiteneado por Roberto Menescal e Carlinhos Lyra, a quem todos admiramos . Pelo menos aqueles que prezam por uma boa musica , um bom papo!
    -o Roberto Menescal é um icone , que deveria ser elevado aos pincaros .
    -com 85 anos a completar , canta e toca como nunca, acompanha inumeros cantores e cantores, está sempre disponivel,e sempre, sempre , com um sorriso em seu belo rosto, premiado com poucas rugas . Uma memória excelente , um jeito tranquilo de ser .
    -sentiremos falta de pessoas assim , com esta verve , soberbas naturalmente , sem fazer força .
    -muito interessante este video , com uma cantora também belissima e simpatica, e com uma voz aveludada, propria para a bossa nova.
    um grande abraço

    • JCDattoli disse:

      Oba, oba, amigo Claudio, estava sentindo a sua falta, na expectativa dos comentários tão enriquecedores que nos acostumamos por aqui! Claro, o mestre Menescal é uma figura ímpar, sob todos os aspectos. Espero muito que ele siga firme até pelo menos os 90, em atividade, para a nossa alegria e deleite.
      Veja se não desaparece (rsrs). Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s