Força nas pernas para viver mais e reduzir a chance de demência (vídeo)!

Ninguém duvida dos benefícios para a saúde integral proporcionados pela prática regular de atividades físicas e, por consequência, da sua contribuição efetiva para que a pessoa se mantenha em forma, com boa qualidade de vida, independentemente da idade já acumulada.

Eu mesmo, praticante de exercícios físicos diversos e com boa regularidade, desde sempre, tinha conhecimento da necessidade de treinar e fortalecer as pernas, pelo apoio fundamental destas ao corpo, pelo seu papel em termos posturais e no tocante ao equilíbrio (aspecto este que ganha importância com o avançar da idade) e, ainda, porque exercitar as panturrilhas traz ganhos para a circulação sanguínea, sendo, assim, bom para o coração, entre outros benefícios.

Entretanto, ativar e treinar as pernas potencializa outros ganhos, possivelmente não conhecidos por muita gente (foi o meu caso), conforme evidenciam as informações trazidas no vídeo abaixo, seguramente impactantes, nas palavras do conceituado professor de educação física Márcio Atalla, a respeito da importância de estar em movimento e, sobretudo, de trabalhar a força das pernas!

O vídeo é curtinho (duração de apenas 1:49), está no YouTube, com o título “A PRINCIPAL CAUSA DE M0RTE E DE DEMÊNCIA – MÁRCIO ATALLA | Cortes do Inteligência Ltda.”

Vale ficar atento – confira o vídeo a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Saúde, Vídeos diversos e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Força nas pernas para viver mais e reduzir a chance de demência (vídeo)!

  1. Marcello SLR disse:

    Pois é… exercitar-se regularmente não se trata tão somente de assegurar uma boa saúde física, mas, principalmente, de envelhecer com plena saúde mental.👍🏻

  2. lulaborda disse:

    Eu jamais pensaria em tais resultados, pela falta de exercícios nas pernas. Nunca me liguei nisso e o único exercício que faço, é ir e vir de casa ao trabalho, o que dá uma distância média de 1,8 km. Bom saber dessa informação.
    Tenha uma abençoada semana!

    • JCDattoli disse:

      É incrível mesmo, Lúcia!
      Olha, segundo informado por outros profissionais, em vídeos pela Internet, fazer séries de simples agachamentos em casa, regularmente, atentando para a postura correta, já seria um bom básico para as pernas. Fica a dica!
      Abraço

  3. Grato, amigo Dattoli, pela divulgação de conhecimentos tão valiosos quanto este do vídeo. Já vou reforçar minhas caminhadas e pedaladas, rumo a uma vida longa e saudável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s