‘5 Lições Para Não Seguir A Massa Alienada’ – filosofia para você refletir (vídeo)!

“Viver é sentir-se perdido” (Ortega y Gasset).

Dando certa continuidade a achados filosóficos que chamaram a minha atenção nos últimos dias, iniciados com o post anterior trazendo ideias de Heráclito, venho hoje com o vídeo 5 Lições Para Não Seguir A Massa Alienada, uma produção do canal YouTube SUPERLEITURAS, com base nos ensinamentos do filósofo espanhol Ortega y Gasset (1883 – 1955).

O filósofo mostra que viver no faz de conta, na indiferença, é uma vida sem significado, irrefletida. Com os seus argumentos, busca estimular o leitor a sair do lugar-comum, a fugir da hipocrisia que campeia, a encarar a vida como ela é e, assim, ao exercício do papel diferenciado que lhe cabe, fugindo da mediocridade.

O alerta é para que você seja você mesmo, com a sua realidade e circunstâncias. Antes de qualquer coisa, vá pelo seu propósito e salve a si mesmo!

Apresentando um conteúdo impactante e provocativo, podemos verificar que as ideias e afirmações compiladas no vídeo não perderam a sua validade com o passar do tempo. Vale conhecer as lições desse filósofo. Cabe a cada um, certamente, tirar as suas próprias conclusões!

Veja a seguir (o vídeo foi publicado em 21/março/2021):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para ‘5 Lições Para Não Seguir A Massa Alienada’ – filosofia para você refletir (vídeo)!

  1. Gratidão por mais esta partilha, amigo Dattoli. O vídeo é muito bom e prova que as palavras de grandes pensadores, como é o caso de Ortega y Gasset, são sempre atuais e necessárias ao nosso crescimento.

  2. lulaborda disse:

    Amei o video! Me vi em alguns momentos…
    Boa Páscoa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s