No geral, pessoas que demonstram maior conhecimento, experiência de vida e boa dose de sabedoria têm maior capacidade de autocontrole e, por consequência, conseguem ser mais comedidas para falar, revelando até mesmo um espírito mais equilibrado.
É claro que para nós, de origem latina, controlar o ímpeto de falar – por tudo, a qualquer momento, nas mais diversas circunstâncias – é notoriamente desafiador. Mas, dando conta do que buscamos depreender em termos de sabedoria de vida, de cultivo das boas relações e de bem-estar, é muito importante exercitarmos a capacidade do silêncio intencional, para que usemos a nossa fala na hora certa e com propriedade. Vale o desafio, vale o aprendizado!
Curiosamente, encontrei este versículo bíblico (Provérbios 17:28) “Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.”

Bem a propósito disso, e para começar as postagens desta semana, transcrevo a seguir oito frases interessantes, para a sua reflexão, que vi publicadas ontem no perfil ‘motivacaoemfrases‘, no Instagram. Confira:
No calor da raiva, fique em silêncio;
Se você não consegue dizer sem gritar, fique em silêncio;
Se você não ouviu os dois lados, fique em silêncio;
Se você só vê defeitos, fique em silêncio;
Se suas palavras forem fofoca, fique em silêncio;
Se suas palavras puderem estragar uma amizade, fique em silêncio;
Se suas palavras querem ofender alguém, fique em silêncio;
Um silêncio sincero é muito melhor do que palavras sem sentido.
Durante alguns anos, eu gritava na esperança de me fazer ouvir, quando algo vinha de encontro a mim. Com o passar do tempo, fui aprendendo a lidar com isso, por perceber que quem quer ter sempre razão, jamais vai ouvir uma palavra de quem se defende fala. Aprendi a me calar, porque a razão não precisa ser gritada para ser entendida. Segundo ditado popular, para um bom entendedor, meia palavra basta.
Aprendi que em meu silêncio digo coisas que o outro talvez consiga entender: a indiferença dói mais que um conflito.
Abençoada semana!
Excelente, Lúcia, até porque, diria, muitas pessoas se alimentam do conflito, do barulho, do desentendimento. O falatório, para elas, é munição! Abraço, obrigado pelo comentário!
Sábias palavras, principalmente nos dias que correm, onde tudo se fala, sem um mínimo de reflexão. Parabéns!
Grato, amigo Marden!
Sábio!