Falar na hora certa, ou ficar em silêncio. Isso é sabedoria!

No geral, pessoas que demonstram maior conhecimento, experiência de vida e boa dose de sabedoria têm maior capacidade de autocontrole e, por consequência, conseguem ser mais comedidas para falar, revelando até mesmo um espírito mais equilibrado.

É claro que para nós, de origem latina, controlar o ímpeto de falar – por tudo, a qualquer momento, nas mais diversas circunstâncias – é notoriamente desafiador. Mas, dando conta do que buscamos depreender em termos de sabedoria de vida, de cultivo das boas relações e de bem-estar, é muito importante exercitarmos a capacidade do silêncio intencional, para que usemos a nossa fala na hora certa e com propriedade. Vale o desafio, vale o aprendizado!

Curiosamente, encontrei este versículo bíblico (Provérbios 17:28) “Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.”

Imagem: medium.com

Bem a propósito disso, e para começar as postagens desta semana, transcrevo a seguir oito frases interessantes, para a sua reflexão, que vi publicadas ontem no perfil ‘motivacaoemfrases‘, no Instagram. Confira:

No calor da raiva, fique em silêncio;

Se você não consegue dizer sem gritar, fique em silêncio;

Se você não ouviu os dois lados, fique em silêncio;

Se você só vê defeitos, fique em silêncio;

Se suas palavras forem fofoca, fique em silêncio;

Se suas palavras puderem estragar uma amizade, fique em silêncio;

Se suas palavras querem ofender alguém, fique em silêncio;

Um silêncio sincero é muito melhor do que palavras sem sentido.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CbUtkPtunhj/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Falar na hora certa, ou ficar em silêncio. Isso é sabedoria!

  1. lulaborda disse:

    Durante alguns anos, eu gritava na esperança de me fazer ouvir, quando algo vinha de encontro a mim. Com o passar do tempo, fui aprendendo a lidar com isso, por perceber que quem quer ter sempre razão, jamais vai ouvir uma palavra de quem se defende fala. Aprendi a me calar, porque a razão não precisa ser gritada para ser entendida. Segundo ditado popular, para um bom entendedor, meia palavra basta.
    Aprendi que em meu silêncio digo coisas que o outro talvez consiga entender: a indiferença dói mais que um conflito.
    Abençoada semana!

    • JCDattoli disse:

      Excelente, Lúcia, até porque, diria, muitas pessoas se alimentam do conflito, do barulho, do desentendimento. O falatório, para elas, é munição! Abraço, obrigado pelo comentário!

  2. Sábias palavras, principalmente nos dias que correm, onde tudo se fala, sem um mínimo de reflexão. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s