Considerando que o tema “longevidade” está sempre na nossa mira, conforme observado no conjunto das postagens que tenho feito, me dei conta de que um vídeo com conteúdo importante sobre o assunto, que havia assistido alguns meses atrás, escapou e não repercuti aqui no blog.
Falo do vídeo em que o ator Raul Gazolla entrevista a médica Jacqueline Amar, gerontóloga, a respeito de envelhecimento saudável e o que devemos fazer para avançar na idade com saúde e disposição.
A Dra Jacqueline dá um show de clareza e objetividade em sua exposição, ao longo da qual apresenta sete fatores que contribuem bastante para a longevidade plena, a ser obtida por um estilo de vida saudável, equilibrado, harmônico!
Por exemplo, a entrevistada esclarece, com precisão, sobre a importância crucial do intestino (“o segundo cérebro”) e sua repercussão para que tenhamos uma vida saudável, o que para muitos pode surpreender. A propósito, você está bem informado sobre isso?
Outro aspecto que ela enfatiza, ao final, é a necessidade de se ter um propósito na vida. Esse fator reforça tudo o quanto tenho lido, aprendido e observado ao buscar compreender os motivos de contribuição significativa para que determinadas pessoas vivam (ou tenham vivido) por mais tempo, com resiliência e demonstração de bem-estar.
Em suma, uma entrevista preciosa que merece atenção, mesmo para quem já assistiu ao vídeo. Diria que vale a pena ver de novo, pois o conteúdo oferece subsídios essenciais para orientar comportamentos e um estilo de vida que contribua para que possamos, como almejado, ter uma vida longa e com qualidade.
O vídeo, que continua absolutamente atual, foi publicado por Raul Gazolla, no YouTube, em 4/abril/2020.
Veja:
Amigo Dáttoli, conforta-nos ver o quanto seu trabalho, voltado para a longevidade, é da mais alta importância, pelo quanto, em particular, ele se afina com as dicas que nos passara a Dra. Jaqueline, para que se alcance uma longevidade saudável e plenamente realizadora. Muito bom quando se tem uma consciência de saúde, capaz, inclusive, de se começar velho e terminar jovem, no que diz respeito às nossas faculdades mentais. Parabéns com um.forte abraço.
Caríssimo Landim, sou sempre grato pelas suas enriquecedoras apreciações e pelas gentis palavras! Quanto à mensagem, vamos seguindo com essa mentalidade, sem perder o foco.
Forte abraço!
Parabéns pela escolha do vídeo! O psicológico fechando com chave de ouro. De nada adiantaria tudo, se o psicológico não estivesse bem; se não tivéssemos objetivos e metas. Mente, Corpo e Espírito, a tríade perfeita para o estar bem!
Belo resumo em relação à mensagem postada, Lúcia. Claro, estou de pleno acordo!
Abração
Excelente postagem. Gostei da sua interpretação e análise. Vou divulgar.
Obrigado, Sandra, por comentar e pelo incentivo de sempre. Você, por tudo o que conheço, guarda plena afinação com essa sintonia, em termos de mentalidade e de atitudes!
Abs