Longevidade: médica resume os principais fatores para um envelhecimento com qualidade (excelente vídeo)!!!

Considerando que o tema “longevidade” está sempre na nossa mira, conforme observado no conjunto das postagens que tenho feito, me dei conta de que um vídeo com conteúdo importante sobre o assunto, que havia assistido alguns meses atrás, escapou e não repercuti aqui no blog.

Falo do vídeo em que o ator Raul Gazolla entrevista a médica Jacqueline Amar, gerontóloga, a respeito de envelhecimento saudável e o que devemos fazer para avançar na idade com saúde e disposição.

A Dra Jacqueline dá um show de clareza e objetividade em sua exposição, ao longo da qual apresenta sete fatores que contribuem bastante para a longevidade plena, a ser obtida por um estilo de vida saudável, equilibrado, harmônico!

Por exemplo, a entrevistada esclarece, com precisão, sobre a importância crucial do intestino (“o segundo cérebro”) e sua repercussão para que tenhamos uma vida saudável, o que para muitos pode surpreender. A propósito, você está bem informado sobre isso?

Outro aspecto que ela enfatiza, ao final, é a necessidade de se ter um propósito na vida. Esse fator reforça tudo o quanto tenho lido, aprendido e observado ao buscar compreender os motivos de contribuição significativa para que determinadas pessoas vivam (ou tenham vivido) por mais tempo, com resiliência e demonstração de bem-estar.

Em suma, uma entrevista preciosa que merece atenção, mesmo para quem já assistiu ao vídeo. Diria que vale a pena ver de novo, pois o conteúdo oferece subsídios essenciais para orientar comportamentos e um estilo de vida que contribua para que possamos, como almejado, ter uma vida longa e com qualidade.

O vídeo, que continua absolutamente atual, foi publicado por Raul Gazolla, no YouTube, em 4/abril/2020.

Veja:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde, Vídeos diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Longevidade: médica resume os principais fatores para um envelhecimento com qualidade (excelente vídeo)!!!

  1. Jose Paes Landim disse:

    Amigo Dáttoli, conforta-nos ver o quanto seu trabalho, voltado para a longevidade, é da mais alta importância, pelo quanto, em particular, ele se afina com as dicas que nos passara a Dra. Jaqueline, para que se alcance uma longevidade saudável e plenamente realizadora. Muito bom quando se tem uma consciência de saúde, capaz, inclusive, de se começar velho e terminar jovem, no que diz respeito às nossas faculdades mentais. Parabéns com um.forte abraço.

    • JCDattoli disse:

      Caríssimo Landim, sou sempre grato pelas suas enriquecedoras apreciações e pelas gentis palavras! Quanto à mensagem, vamos seguindo com essa mentalidade, sem perder o foco.
      Forte abraço!

  2. lulaborda disse:

    Parabéns pela escolha do vídeo! O psicológico fechando com chave de ouro. De nada adiantaria tudo, se o psicológico não estivesse bem; se não tivéssemos objetivos e metas. Mente, Corpo e Espírito, a tríade perfeita para o estar bem!

  3. Sandra Fayad Bsb disse:

    Excelente postagem. Gostei da sua interpretação e análise. Vou divulgar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s