“Você não é responsável pelo que te acontece, mas sim pela forma com que decide se sentir a respeito disso.”
A contribuição da neurociência tem sido fabulosa, cada vez mais, para desvendar o que acontece com a grande máquina chamada cérebro, diante das nossas emoções, comportamentos e hábitos. Por exemplo, entender como se dão as emoções, por que nos irritamos e, mais ainda, o que podemos fazer para administrar esse tipo de reação é indiscutivelmente importante, tem tudo a ver com o nosso bem-estar e qualidade de vida.
Sobre isso, trago hoje o excelente e esclarecedor vídeo “EDUCAÇÃO E EQUILÍBRIO EMOCIONAL SEGUNDO A NEUROCIÊNCIA”, com a mestre e doutora em neurociências Claudia Feitosa-Santana, publicado pela Casa do Saber em 21/março/2019.
Dando reforço para muitas das abordagens que tenho visto a respeito do controle (ou gerenciamento) das emoções, na esteira da área de estudos comportamentais modernamente conhecida como inteligência emocional, a expositora desenvolve seus ricos argumentos, de forma leve e objetiva, tendo por base uma série de fundamentados estudos científicos que está listada na apresentação do vídeo.
Aliás, nessa didática apresentação, que você pode conferir lá no canal Casa do Saber, no YouTube, são elencadas 5 principais estratégias que podem ser adotadas para o gerenciamento das mencionadas emoções (comportamentos), a exemplo da irritação.
A explanação mostra que podemos ter maior controle sobre as nossas emoções, elevando o nosso nível de consciência a esse respeito, o que nos levará ao melhor exercício do chamado livre arbítrio.
Em síntese, a Dra Claudia argumenta, em sua exposição, “como cada um é responsável pela construção de si mesmo, e como a educação e inteligência emocional são práticas que devem ser exercitadas – especialmente quando tudo ao redor estimula reações imponderadas.”
O vídeo, que já passou de 1 milhão de visualizações, registra hoje 1.929 comentários. Fazendo um resumo da tônica predominante nas observações do público, vou destacar três desses comentários:
“Nós, humanos, somos criaturas criadas por nós mesmos. “
“Vídeo perfeito, controlar a sí mesmo é uma escolha sábia e extremamente inteligente.”
“Nunca tinha visto antes uma explicação tão clara e fácil de entender sobre emoção e sentimento! Muito útil!“
Um conteúdo de muito valor, importante, essencial para a vida! Confira a seguir:
Diante dos problemas, estresse e agora, pandemia; sinto, que existe uma necessidade em se praticar o equilíbrio emocional, por estarmos mais suscetíveis a reações diversas. Não é fácil, mas nada impossível. Basta querer e ter foco nessa pratica.
É assim como penso também, amiga. Por isso que fico, com boa frequência, batendo nessa tecla! Rsrs
Muito bom o post, serve para refletir ! Abs,
Valeu, caro Zé Rosa!