10 lições poderosas do estoicismo – Filosofia para a vida (vídeo)!!!

Seguindo a exploração do infindável tema Autoconhecimento, confira quanta sabedoria está reunida nas 10 frases, verdadeiras lições para a vida, trazidas nesse vídeo do canal SUPERLEITURAS.

Elas compreendem sérias e poderosas reflexões sobre:

a razão

a brevidade da vida

a tranquilidade da alma

viver o presente (no bem)

o ordenamento da natureza

o “Encheirídion” …

Para melhor contextualização a respeito do tema e do conteúdo deste post, cabe esclarecer, ou relembrar, que o estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar” (site https://estoicismopratico.com).

De acordo com a Wikipédia, “O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada na Grécia, em Atenas, por Zenão de Cítio no início do século III a.C. (334 – 262).” Segundo os estoicos, “a melhor indicação da filosofia de um indivíduo não era o que uma pessoa diz, mas como essa pessoa se comporta… Para viver uma boa vida, era preciso entender as regras da ordem natural, uma vez que ensinavam que tudo estava enraizado na natureza.”

Vista de outra perspectiva, vale distinguir, os estoicos preconizavam a temperança!

Entre os mais destacados filósofos greco-romanos dessa Escola, figuravam, por exemplo, Zenão de Cítio, Epicteto, Sêneca, Catão e Marco Aurélio.

O vídeo animado, mais um bom trabalho do SUPERLEITURAS, foi publicado no YouTube agora no dia 3.

Fechando esta introdução, diria que, a par de tantos pontos legais elencados no vídeo, a exposição é arrematada com algumas afirmações esclarecedoras e pragmáticas sobre a filosofia e o filosofar, as quais, ainda que sejam do domínio de muitas pessoas, não custa realçar. Destaquei:

“ser filósofo não é ser um erudito… ao contrário disso, é ser amante da sabedoria, é ser capaz de enxergar o que a massa ignora… é buscar se conhecer…”.

Assista a seguir, pense sobre o que verá/ouvirá. E, sendo mais provocativo, que tal colocar algumas dessas lições em prática, para valer?

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para 10 lições poderosas do estoicismo – Filosofia para a vida (vídeo)!!!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom !

  2. Lúcia Laborda disse:

    Quando comecei o curso de letras, eu comecei a conhecer a filosofia e comecei a despertar a curiosidade sobre a matéria, por ter me chamado muito a atenção. Depois me decepcionei, por perceber que alguns que se diziam filósofos, tinham em si, todo conhecimento e toda verdade. Ou seja, sobre todos os assuntos, “eu conheço bem e aquilo que o outro fala, tanto faz”. Então eu passei a não dar importância.
    Hoje, aqui, percebi isso; talvez fosse a paixão, dominando a razão.
    Abençoada semana!

    • JCDattoli disse:

      Valeu pelo registro, Lúcia. Diria que precisamos olhar para os filósofos e, mais do que tudo, filosofar, na buscar de explicações, de conhecimento, claro, sem perda da fundamental serenidade e da conexão com o mundo real. Vale sempre lembrar que a Filosofia está na base de movimentos voltados para o desenvolvimento humano, a exemplo da Doutrina Espírita, da Psicologia, do Coaching.
      Um abraço pra você, que tenha uma feliz semana!

  3. Pingback: As 10 mais poderosas lições do estoicismo | ZÉducando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s