‘Gentilezas são mensagens de amor que enviamos ao universo’ – um texto breve, singelo e bonito!

Há um ditado popular que diz: “gentileza gera gentileza”. Mas, diria, não é só isso. Quando a atitude gentil encontra alguém fragilizado, em momento de dificuldade e descrença, por exemplo, o efeito da gentileza recebida pode ser ainda mais impactante, até mesmo transformador e altamente revigorante para aquela pessoa!

Com efeito, ser gentil é demonstrar amabilidade, cuidado, atenção com o outro, de forma delicada ou amável. É, portanto, atitude de distinção que embeleza, que faz muita diferença!

Para enfocar mais um pouco sobre a gentileza, sua dimensão, alguns dos seus efeitos e significados, trago nesta sexta-feira singelo texto assinado por Marcel Camargo, publicado no site “CONTI outra“, em 26 de dezembro passado.

O mote da mensagem é: busquemos ser gentis, em maior frequência e intensidade, pois o mundo, estando mais leve e amoroso, será por consequência cada vez melhor!

Nenhuma descrição de foto disponível.
Imagem: pt-br.facebook.com/brunalombardioficial/photos/

Leia a seguir:

“Gentilezas são mensagens de amor que enviamos ao universo

O mundo já está tão violento, doente, mesquinho e agressivo, que qualquer atitude gentil de nossa parte certamente fará diferença na vida de alguém, na vida da gente, na vida em si.

Mesmo que não se creia em algum fundamento religioso, é quase impossível negarmos que há uma energia circulando por entre as pessoas, atraindo e repelindo conforme a vibração de cada um , de cada ambiente, de cada pensamento. Não dá para explicar direito, mas nosso estado de espírito tem muito a ver com a forma como pensamos e com as ações que pontuam os nossos dias.

Existem, por exemplo, pessoas que nos fazem um bem imenso, somente por ficar ao nosso lado, ao passo que alguns indivíduos nos trazem um sentimento ruim, pesado, sufocante. Muitos parecem agregar, enquanto outros tantos só fazem sugar. Quantas vezes, nossa intuição nos protege contra pessoas falsas, de comportamentos ruins, de lugares inóspitos? E quantas vezes, ignorando nossos avisos interiores, acabamos nos dando mal?

Seguindo essa lógica, portanto, fazer o bem, ser solidário, sorrir, agir com gentileza, enfim, sempre será o melhor a fazermos, caso queiramos nos sentir mais leves, mais felizes, mais satisfeitos. O bem que vai sempre voltará, o sorriso que acolhe sempre nos acolherá também e as gentilezas que espalharmos nos retornarão leveza e cor, beleza e bondade. Mia couto diz que toda gentileza é uma declaração de amor e o amor, quanto mais se doa, mais fica em nossos corações.

Muita gente precisa apenas de um sorriso para continuar. Uma mensagem de bom dia calorosa pode afastar o peso de dentro de muita gente. Um abraço sincero é capaz de operar milagres em uma alma que atravessa escuridões. Dizermos “eu te amo” com verdade multiplica as chances de sermos felizes e de fazermos alguém feliz. Gentilezas são milagrosas, pois salvam, iluminam, atenuam, clarificam, visto que carregam amor, que é o remédio para toda e qualquer dor afetiva.

O mundo já está tão violento, doente, mesquinho e agressivo, que qualquer atitude gentil de nossa parte certamente fará diferença na vida de alguém, na vida da gente, na vida em si. Todo mundo sofre, dói para todo mundo, ou seja, poder trazer um pequeno alento, que seja, a alguém que precisa, tornará a nossa jornada mais leve e fecunda, pois então sementes de amor, gentis e sinceras, serão colhidas por aí, por ali, por aqui, bem dentro de cada um de nós.

Fonte: https://www.contioutra.com/gentilezas-sao-mensagens-de-amor-que-enviamos-ao-universo/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

12 respostas para ‘Gentilezas são mensagens de amor que enviamos ao universo’ – um texto breve, singelo e bonito!

  1. Maria Fernanda Bastos de Andrade disse:

    Prezado Datoli,
    Como ja dizia o poeta, gentileza gera gentileza 🙂
    Um abraço,
    Maria Fernanda

  2. dulcedelgado disse:

    Algo tão simples, sem custos… e tão importante: Boa partilha!

  3. Lúcia Laborda disse:

    Grande verdade! Vivemos um período de tensão, de preocupação, de isolamento, que muitas vezes, um simples bom dia, um olhar, já nos faz sentir um pouco de alívio.
    Quanta verdade contida nesse parágrafo: “Todo mundo sofre, dói para todo mundo, ou seja, poder trazer um pequeno alento, que seja, a alguém que precisa, tornará a nossa jornada mais leve e fecunda, pois então sementes de amor, gentis e sinceras, serão colhidas por aí, por ali, por aqui, bem dentro de cada um de nós”
    Amei a postagem!.

  4. Davi Augusto Batista Dattoli disse:

    Excelente texto! A gentileza tem que fazer parte do nosso cotidiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s