SÓCRATES: O FILOSOFO DAS PERGUNTAS (vídeo Casa do Saber – Andrei Venturini) !!!

Para começar as postagens da semana, dou destaque para esse vídeo muito legal, da Casa do Saber, trazendo primorosa exposição, pelo professor e escritor Andrei Venturini Martins, a respeito da arte de viver, de pensar e de atuar do extraordinário filósofo grego Sócrates, também conhecido como o filósofo das perguntas, ou o herói filosófico.

Por exemplo, de 10 anos para cá passei a apreciar ainda mais o Filósofo, ao conhecer a técnica de entrevistas e de perguntas, no contexto do processo de diálogo orientado conhecido como ‘método socrático’, mais precisamente ao reconhecer a importância da técnica chamada de “maiêutica“, que é o estímulo à autorreflexão do indivíduo, por meio de perguntas simples e inteligentes, para que o conhecimento, as “verdades” e as respostas venham à tona, pois estão latentes no ser humano!

Uma exposição muito rica, interessante, bem esclarecedora e significativa, até porque o referido método socrático é base essencial para quem busca evoluir no autoconhecimento, tema focalizado com boa frequência aqui no blog. O conjunto apresentado no vídeo instiga, naturalmente, boa reflexão, sobretudo diante desta impactante provocação:

como você sabe aquilo que você acha que sabe“?

Conforme está dito na apresentação do vídeo, “o professor e escritor Andrei Venturini Martins disserta sobre quem foi Sócrates, como ele fez da filosofia um modo de vida, quais foram seus ideais e como ele criou a arte de se fazer perguntas“.

Como disse um psicólogo, em seu comentário registrado na publicação do vídeo, “Sócrates é, foi e sempre será essencial para toda esfera da sociedade.”

Assista a seguir (o vídeo foi publicado no YouTube, canal Casa do Saber, em 6/dezembro/2021):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para SÓCRATES: O FILOSOFO DAS PERGUNTAS (vídeo Casa do Saber – Andrei Venturini) !!!

  1. Lúcia Laborda disse:

    Ouvindo essa explanação, percebi o quanto a filosofia mudou de Sócrates pra os dias de hoje. Eles eram pensadores, no sentido de conhecer a si e a humanidade. Eles queriam descobrir um modo de se viver melhor. Hoje as pessoas se desconhecem; não se preocupam em se conhecer, nem muito menos o outro. Confundem sabedoria com esperteza e sabotagem. Utilizam a inteligência para extorquir e ludibriar as pessoas.
    Essa postagem nos dá a oportunidade de refletir sobre nossas atitudes e ações. Sermos de fato filósofo e procurar conhecermos a ´nós mesmos, para então conhecermos o outro.

  2. Jose Paes Landim disse:

    Trazer Socrates para nossas reflexões é o com que de mais enriquecedor, filosoficamente, você poderia trazer para esta semana. Ele foi realmente o mestre dos mestres na grandeza do saber. Tão grande fora em vida, levantando Templos de Sabedoria no culto e enriquecimento da filosofia ocidental, quanto não menor fora na morte ante a cicuta mortal. certo de que eles poderia matar seu corpo. que ele chamou de invólucro, jamais Sócrates, convicção com a qual bebeu o veneno mortifero. fará fazê-lo ainda mais vivo e festejado na memória da posteridade do que antes. Haveria maior grandeza. vinda de um sábio. ao dizer: “Só sei que nada sei”. Forte abraço com parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s