Como treinar o cérebro a manter o pensamento positivo – Confira !!!

O artigo que repercuto hoje, com o título “Estamos todos cansados socioemocionalmente, mas somos resilientes“, publicado no Portal Raízes, focaliza, em boa hora, alguns importantes mecanismos de funcionamento do nosso cérebro, presente a realidade de um certo baixo astral generalizado em tempos de pandemia.

Mais precisamente, tendo por base estudos realizados com base na dinâmica de atuação de neurotransmissores responsáveis pelo nosso bem-estar, a publicação analisa como o cérebro atua, ou reage, diante de hábitos repetitivos (reclamações, de um lado, pensamentos positivos, de outro), e como isso impacta na nossa saúde e estado de espírito.

Ao ler o interessante e oportuno artigo, você verá que são oferecidas sete dicas para que o leitor possa “construir um circuito de positividade”.

Desse conjunto muito interessante de possíveis estratégias, quero comentar a respeito da estratégia de número 1, que sugere treinar o cérebro, diariamente, mediante a procura disciplinada de pontos positivos que aconteceram. Nesse sentido, gostaria de lembrar a técnica, já referida aqui no blog, chamada de “caderno da gratidão”, que consiste na anotação diária regular, antes de dormir, de alguns acontecimentos pelos quais a pessoa deve ser grata naquele dia (pelo menos três por dia). A esse respeito, vários depoimentos que tomei conhecimento dão conta de que a incorporação desse hábito é altamente impactante, muito positivo, sob diversos aspectos!

Bem, confira o artigo na íntegra, a seguir:

“Estamos todos cansados socioemocionalmente, mas somos resilientes

Loretta Breuning

Estamos todos cansados socioemocionalmente. Nosso corpo, nossa mente, nossas emoções, nossos pensamentos e sentimentos, são todos cansaço. Também pudera, porque passamos 2020 inteiro enfrentando a pandemia do novo coronavírus e mesmo agora, um ano depois, ainda não temos a esperança de que ela termine. Diante desta realidade, onde encontraremos forças para manter o pensamento positivo, e assim preservar a nossa saúde integral? 

filósofo e cientista da computação, o americano Steven Parton estudou como a reclamação constante e o pensamento positivo podem alterar os neurotransmissores responsáveis pelo nosso bem-estar. Segundo ele, o cérebro constrói suas conexões com base em tudo a que é repetidamente exposto. Portanto, se alguém está habituado a fazer reclamações e ter pensamentos negativos, o órgão buscará fazer isso novamente, já que esse é o caminho mais fácil, pois ele já saberá por onde seguir. A boa notícia é que isso também acontece da forma contrária, com o pensamento positivo e a gratidão.

Assim, neste artigo vamos dar algumas dicas de como treinar o cérebro a manter o pensamento positivo. 

Seu cérebro está condicionado desde o nascimento a ver o negativo e ignorar o positivo. Embora estejamos constantemente em busca de coisas positivas e recompensas, estamos sempre lutando contra nosso cérebro e nossa natureza. Isso tudo soa muito negativo em si, mas há alguma fresta por aí.

Por que o seu cérebro fica negativo?

Antes de procurar a solução para este constate estado de negatividade, é importante descobrir porque os nossos cérebros parecem ver o mundo automaticamente através de lentes negativas. De acordo com a escritora Loretta Breuning:

A Química no corpo dói – Nosso corpo é composto de uma variedade de produtos químicos. Alguns são bons, alguns não são tão bons. Produtos químicos como dopamina, serotonina e oxitocina se enquadram na categoria de produtos químicos “felizes” e criam sensações de prazer ou satisfação. Nosso corpo libera estes em jatos curtos, que são metabolizados rapidamente. Isso nos leva a continuar buscando formas de estimular esses produtos químicos. Na extremidade oposta do espectro está o cortisol, uma substância química que surge para conectar todos os neurônios ativos em um único momento, causando a sensação de dor. É eficaz – motiva você a se concentrar na causa da liberação e a trabalhar para fazê-la parar. Infelizmente, isso vem ao custo de não notarmos muito mais, exceto a solução para parar a dor ou desconforto.https://7a6bbdf64a426aac88f20b76afaa31d3.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Estamos cercados por gatilhos – Nossos ancestrais estavam cercados por perigos, e nós também – embora de diferentes linhagens. Embora eles possam ter se preocupado com os animais selvagens, estamos mais preocupados com a decepção ou o fracasso. De qualquer forma, seu cérebro logo aprende o que associar com o bem e o que associar com o mal.
Nossos cérebros aprendem com a dor – sua mente se lembra do que desencadeia aquela injeção de cortisol e aprende a fazer a varredura para esse gatilho. Isso é necessário para nos ajudar a evitar perigos, mas também significa que o cérebro se concentra apenas nos aspectos negativos que encontramos. Alguém que é alérgico a abelhas estará constantemente procurando por abelhas. Portanto, eles podem não notar o belo canteiro de flores que cerca a única abelha zumbidora.

A Dificuldade de Ser Social – Somos uma espécie inerentemente social, que traz seu próprio conjunto de dificuldades. Estamos constantemente nos comparando com os outros, o que pode levar a constantes idas e vindas de serotonina e cortisol. Quando nosso cérebro vê que estamos em uma posição de fraqueza, recebemos uma dose de cortisol. Quando ele vê que estamos em uma posição de domínio, recebemos uma injeção de serotonina. A serotonina é processada mais rapidamente, o que significa que precisamos tentar novamente para obter a recompensa social. Há um outro lado disso – também precisamos de apoio social.

Nosso cérebro busca segurança no rebanho e libera oxitocina quando encontramos segurança no apoio social. Mas quando nos afastamos do rebanho e da segurança, ou quando o próprio rebanho é ameaçado, ele libera cortisol em alarme. Portanto, seu cérebro está enviando sinais confusos – você pode se sentir seguro no rebanho e receber oxitocina, mas ao mesmo tempo se encontra em uma posição de fraqueza, liberando o cortisol. Isso causará sentimentos confusos e pode levar à ansiedade em ambientes sociais.

Como construir um circuito de positividade?

A boa notícia é que você pode treinar novamente seu cérebro para procurar coisas positivas em sua vida cotidiana. Existem alguns métodos para tentar – escolha um ou tente todos eles para descobrir o que funciona melhor!

1 – Treinando o cérebro – Três vezes ao dia, todos os dias, gaste um minuto procurando especificamente por pontos positivos. Isso ajuda a retreinar seu cérebro, fazendo-o procurar os positivos da mesma forma que procura os negativos. Embora o Dr. Breuning recomende que você faça isso por 45 dias, realmente não há razão para parar depois disso.

A esperança é que você treine seu cérebro para que ele busque automaticamente os positivos após esse período de tempo. Isso pode ser um pouco ambicioso, e se você achar que seu cérebro não está trabalhando para encontrar esses aspectos positivos, continue procurando ativamente até que isso aconteça.

2 – Dê feedback positivo todos os dias – Deixe as pessoas saberem que você está reconhecendo aspectos positivos, não importa o quão recentes sejam. Isso pode significar reservar um minuto e agradecer ao colega que o ajudou em um projeto. Pode significar desenterrar um antigo mentor, como um professor universitário ou professor do ensino médio, e agradecê-los pelos conselhos que eles podem ter dado e que agora você usa todos os dias.

3 – Aprenda como fazer “pivô” – Se você perceber que está pensando negativamente, pare e pense onde você se encontraria se virasse 180 graus a partir dessa maneira de pensar. Em seu artigo, a Dra. Breuning apresenta o exemplo Dog Poop: Por muito tempo, as pessoas não limpavam os dejetos dos  animais de estimação enquanto passeavam com eles, então havia cocô de cachorro por toda parte. Nos dias atuais já é comum as pessoas recolherem os dejetos de seus cães. No entanto, percebemos quando algumas pessoas não atendem a esse interesse popular,  provoca indignação. Com base nesse exemplo: ao invés de você ficar bravo e se concentrar no negativo – no cocô de cachorro que está no caminho – pense no positivo, no fato de que 99% das pessoas estão recolhendo os dejetos de seus cachorros.

4 – Ajude outras pessoas, isso é como pagar uma conta adiantada e não ter mais que se preocupar com ela – Todos nós já ouvimos sobre aqueles momentos de “pagar adiantado” no Starbucks ou McDonald’s, mas você não precisa pagar às redes de fast-food para conseguir isso. Apenas faça pequenos atos de bondade que ajudem outras pessoas. Ajudar os outros ou fazer os outros se sentirem bem aumentará sua positividade.

5 – Cuide da sua saúde integral – Sua saúde pode afetar sua perspectiva. Se você está comendo bem, dormindo bem e se exercitando de maneira adequada, é mais provável que tenha uma perspectiva positiva. Este não é apenas um conto de esposas antigas – embora eles não tenham apontado o motivo exato por que é, universidades como a Johns Hopkins e a Universidade de Kansas observaram esse link. Dê uma olhada honesta e crítica em como você trata seu corpo e o que você coloca nele.

6 – Deixe a sua negatividade interior pra lá- Centralize seus pensamentos nas coisas que o fazem feliz, ajudando a direcionar sua mente para o lado positivo. A negatividade constante e o ceticismo habitual influenciarão suas decisões e o manterão em um ciclo negativo constante que poderá lhe deixar muito doente.

Então deixe pra lá. Pare de deixar que os negativos o atrapalhem e limitem seu potencial. Controle seus pensamentos, centrando-se nas coisas que o fazem feliz. Se você começar a se sentir exausto, estressado ou distraído, acalme sua mente e diminua o ritmo. Até mesmo pause o que você está fazendo, mesmo que apenas por um momento, e limpe sua mente de pensamentos negativos. Então, volte a se mover com o pé direito.

7 – Traga positividade para o momento presente – Ao praticar a atenção plena – e torná-la um hábito – você impede que sua mente subconsciente dirija. Fazer com que sua mente consciente conduza as decisões o ajudará a concentrar seus pensamentos em uma abordagem mais positiva e equilibrada. Uma ótima maneira de fazer isso é perguntando a si mesmo, como:

  • O que posso fazer agora que me dará alegria?
  • Neste exato momento sou grato a que?
  • Há algo que eu possa fazer para dar felicidade a outra pessoa agora?
  • Como posso demonstrar gratidão?

Ao treinar novamente seu cérebro para ser positivo em vez de negativo, você pode mudar sua visão da vida. Você se sentirá melhor e provavelmente verá melhorias em sua vida social e profissional. Conforme observado aqui, houve vários estudos sobre os efeitos da positividade. Os efeitos da positividade funcionam como as respostas imunológicas a um vírus no corpo, atacando a negatividade e sarando a mente.

É importante dizer que você não verá mudanças da noite para o dia, mas isso é simplesmente a realidade. Você está lutando contra séculos de instintos criados e sistemas químicos desenvolvidos. Mas você verá mudanças e, com o tempo, perceberá os efeitos benéficos da positividade no seu cérebro, na sua vida.

Fonte: https://www.portalraizes.com/como-treinar-o-cerebro-a-manter-o-pensamento-positivo/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
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6 respostas para Como treinar o cérebro a manter o pensamento positivo – Confira !!!

  1. Lúcia Laborda disse:

    Um post bastante importante nesse período em que atravessamos. De fato houve uma mudança brusca em nossas vidas e de uma hora para outra. É como se tivéssemos a casa virada de cabeça para baixo. Tivemos uma mudança radical em nossos comportamentos e isso nos levou a um caos. Ainda hoje vimos os resultados nas pessoas que costumamos ver.
    Esse treino, sabemos que não vai resolver, mas já é um bom começo. Basta que levemos adiante.
    Boa semana!

  2. Texto interessante. Manual simples de como ter uma boa vida. O resumo: (i) O que posso fazer agora que me dará alegria?; (ii) Neste exato momento sou grato a que?; (iv) Há algo que eu possa fazer para dar felicidade a outra pessoa agora?: (v) Como posso demonstrar gratidão? tem como cerne da questão o tema GRATIDÃO. Sem ela, creio que não alcançamos um mínimo de bem estar ou BEM VIVER, como é o nome do blog. Parabéns.

    • JCDattoli disse:

      Perfeito, Marden. É isso aí: pegar estímulos com o viés do bem, que faze bem, e incorporar a prática regular da gratidão, que é mágica! Acredito muito nessa toada para uma cuca legal e para o bem-estar!
      Muito obrigado, você sempre enriquece com seus comentários. Abração!

  3. dulcedelgado disse:

    Tudo o que possa contribuir no sentido de construir/valorizar algo e não para o contrário, é sempre bem-vindo. Eu também acredito que, com treino pode haver a mudanças de formas de pensar/estar de muita gente, desde que o “querer mudar” exista dentro delas e tenha mais força que a sua natureza derrotista/negativa.
    Infelizmente há pessoas já com tanta carga que simplesmente não percebem que pode haver esse outro lado….
    Bom artigo!

    • JCDattoli disse:

      Muito bom o comentário, Dulce. Acredito que o contingente de pessoas com condicionamento cerebral para o negativo não seja pequeno. E a reversão dessa realidade requer mesmo uma vontade verdadeira. Obrigado!

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