Sábado e música: Helmut Lotti – maravilhosa interpretação para a belíssima Ave Maria no Morro !!!

A canção Ave Maria no Morro, composta por Herivelto Martins e lançada em 1942, é uma composição musical fabulosa, emocionante, para muitos divinal, que pela sua beleza (música e mensagem) segue encantando com o passar do tempo, inclusive no exterior.

Essa canção caiu na graça dos brasileiros, especialmente na interpretação pelo Trio de Ouro, que contava com a participação da famosa cantora Dalva de Oliveira. Mais recentemente, Avé Maria no Morro fez sucesso ao ser interpretada pelo grupo alemão Scorpions, tendo sido gravada, antes, por diversos artistas de renome internacional, a exemplo do italiano Andrea Bocelli.

Para reviver esse grande sucesso, trago vídeo sensacional, na interpretação, ao vivo, em espanhol, do tenor belga Helmut Lotti. Um cenário e atmosfera especiais, cuja performance contou com orquestração que valorizou ainda mais essa grande apresentação. Um momento encantador!!!

O vídeo, com legendas também em português (as traduções foram feitas com base no Google Tradutor), foi publicado no canal “hsmusicctba”, no YouTube, em 9/junho/21.

Curta a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Músicas e marcado , . Guardar link permanente.

13 respostas para Sábado e música: Helmut Lotti – maravilhosa interpretação para a belíssima Ave Maria no Morro !!!

  1. Lucimar disse:

    Lindo, lindo, lindo… pura emoção!

  2. Jose Paes Landim disse:

    Em Ave Maria do Morro, temos realmrente uma das mais belas canções enriquecedoras da história das
    músicas brasileiras, daí as várias versões com que tem sido apresentada além fronteira.

  3. Lúcia Laborda disse:

    Que maravilha! Essa Ave Maria é uma das mais bonitas e retrata uma realidade brasileira.
    Estive vendo umas imagens encantadoras de outro post.

  4. Walter Cançado disse:

    Primeiramente Dattoli parabéns por resgatar essa excelente e marcante canção.
    Lançada em 1942, Herivelto inspirou-se para criar a canção na singela capelinha no Morro da Favela, onde tinha uns pardais sobrevoando e cantando. O compositor ficava ali na frente, ao anoitecer, admirando, tomando uma cachacinha na hora da Ave Maria, e jamais imaginou que sua prece musical chegasse tão longe.
    Gravada inicialmente no Brasil pelo Trio de Ouro, a primeira grande divulgação internacional dessa canção foi em1964. A espanhola Sarita Montiel, interpretando uma cantora brasileira, canta Ave Maria no Morro no filme Samba, de Rafael Gil, produção da Espanha com enredo ambientado na Favela do Salgueiro, Copacabana e outros pontos turísticos do Rio. Sarita era muito popular na época, principalmente na Espanha e México, o tema da música e a melodia agradaram muito a população cristã desses países e ainda é popular por lá até os dias de hoje.
    Não se pode deixar de falar da excelente gravação do cantor italiano Zucchero.
    Abaixo seguem os links dessas gravações:
    Muito bonita essa gravação.
    O início da projeção internacional dessa bela canção do Herivelto, principalmente na Espanha e México, foi com o filme “Samba” de 1965, com Sarita Montiel.

    Um grande abraço Dattoli e a todos seguidores desse belo canal.

    • JCDattoli disse:

      Ah, meu amigo Walter, que comentário enriquecedor. Aliás, isso não é novidade, sabendo do seu conhecimento e permanente interesse pelas coisas da música brasileira e internacional. Muito bom. Vale dizer, em acréscimo, que você já trouxe dicas muito bem aproveitadas ao longo da trajetória deste blog. Muito obrigado e venha sempre por aqui!!!

  5. Claudio Vieira disse:

    olá, velho e meta camarada !
    sempre com boas surpresas , para nossa alegria !
    tenho uma relação especial com esta musica : conheci-a atraves de Eduardo Araujo, nos tempos de jovem guarda ( lá pelos anos 60 , ) acho que devia ter uns 9 anos de idade . A versão do cantor ( o bom entre os dez mais ) , para mim foi uma introdução primitiva no blues, que só viria a conhecer decadas depois ,na faculdade . ( ok, isto é valido para minha percepçao ) .
    -depois de um tempo, já na faculdade , vim a saber que era de Herivelto Martins, e acho que também foi cantada pela Dalva de Oliveira.
    -numa certa tarde , há dois anos, estava esperando meu filho sair da faculdade , e ouvi uma outra versão memorável, desta vez com Emilio Santiago . Muito boa .
    -ao assistir o clip , ficamos emocionados , tanto pelo talento do jovem cantor, quanto do espetáculo em si , muito bom .
    _ ok, acho bom agora, com 65 anos, porém em jovem, nunca iria a um espetaculo deste tipo( orquestra, coros ,maestro , etc.) .
    -nesta dobradura do tempo, reconsidero as coisas, separando principalmente as coisas boas, que realmente tem valor , como estes novos e velhos artistas .
    -achei engraçada a versão em espanhol da musica, como dá-se as diversas intepretações e traduções . No caso da musica,acho que ficou boa . Não tenho talento para além do gosto simples.
    -um grande abraço

    • JCDattoli disse:

      Olá, amigo Claudio. Certamente, a arte musical já é boa por si, agora imagina quando a composição tem a capacidade de nos elevar e emocionar, com bela harmonia e com mensagem tocante, como ocorre com essa Ave Maria de Herivelto. Na voz de Emílio tudo fica certo e requintado, não resta dúvida. Essa interpretação que postei, do tenor belga, ficou maravilhosa, tendo a orquestração adicionado brilho ainda maior. E viva a (boa) música!!!
      Abraço

  6. claudio vieira disse:

    este é o link no youtube , para a versão de Emilio Santiago : https://youtu.be/dh2JHZFcltw

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s