Sobre prioridade e ter FOCO: Resenha do livro A ÚNICA COISA (vídeo) !

A lógica do foco é forte e fundamental. Para fazer as coisas acontecerem, a pessoa precisa priorizar o que quer/precisa realizar, colocar energia/dedicação nesse ponto e seguir até chegar ao resultado pretendido. Vencida essa etapa, aplica o mesmo método eficaz para a ação prioritária seguinte… e assim sucessivamente. Isso é ter foco!

O que não funciona, definitivamente, é querer fazer tudo, ser bom em tudo, pois a pessoa, pelas limitações humanas e limitações do próprio tempo disponível, termina sem evoluir efetivamente, presa na roda viva, no lugar comum, nas iniciativas sem “acabativas”. Em outras palavras, incorpora a síndrome do bicho “pato”, que nada, que anda, que voa, que grasna (grita com um som pouco agradável) e não faz nada tido como elogiável. O pato é o símbolo usualmente referido para quem faz muita coisa e não faz nada bem feito, ou melhor, com excelência (rsrs).

Aliás, desde cedo procurei absorver – e seguir – a lógica do foco em relação aos meus propósitos pessoais e profissionais. Com o passar do tempo, argumentos consistentes têm vindo à tona, dando consistência ainda maior a esse raciocínio. Claro, ter foco requer um propósito, autoconsciência e a velha disciplina.

Ter êxito e ser bem-sucedido em seus planos não ocorrerá por obra do acaso!

E é sobre isso o vídeo que selecionei para hoje, do canráal SejaUmaPessoaMelhor, fazendo resenha do livro A ÚNICA COISA, dos autores Gary Keller e Jay Papasan. Fique de olho no chamado “efeito dominó”. Ah, um dominó por vez!

Confira a seguir (o vídeo tem duração de apenas 5:31):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Sobre prioridade e ter FOCO: Resenha do livro A ÚNICA COISA (vídeo) !

  1. Lúcia Laborda disse:

    Apesar de saber da importância em manter o foco, não consigo; porque desisto, quando começam a surgir as dificuldades. Eu sempre acho que não era pra ser meu, mesmo.

    • JCDattoli disse:

      Olá, Lúcia, é preciso refletir se nessas situações o conformismo não está falando mais alto do que a necessidade, o desejo. Como sabemos, a tal zona de conforto é muito perigosa. Agora, pode também ser que a desistência seja porque aquela ação iniciada não se voltava para um objetivo importante, essencial. Mas vale pensar com carinho. Olhe para isso com foco! rsrs
      Abraço e obrigado pelo registro

  2. dulcedelgado disse:

    Como sempre, estes videos são bem interessantes. Obrigada por partilhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s