A lógica do foco é forte e fundamental. Para fazer as coisas acontecerem, a pessoa precisa priorizar o que quer/precisa realizar, colocar energia/dedicação nesse ponto e seguir até chegar ao resultado pretendido. Vencida essa etapa, aplica o mesmo método eficaz para a ação prioritária seguinte… e assim sucessivamente. Isso é ter foco!
O que não funciona, definitivamente, é querer fazer tudo, ser bom em tudo, pois a pessoa, pelas limitações humanas e limitações do próprio tempo disponível, termina sem evoluir efetivamente, presa na roda viva, no lugar comum, nas iniciativas sem “acabativas”. Em outras palavras, incorpora a síndrome do bicho “pato”, que nada, que anda, que voa, que grasna (grita com um som pouco agradável) e não faz nada tido como elogiável. O pato é o símbolo usualmente referido para quem faz muita coisa e não faz nada bem feito, ou melhor, com excelência (rsrs).
Aliás, desde cedo procurei absorver – e seguir – a lógica do foco em relação aos meus propósitos pessoais e profissionais. Com o passar do tempo, argumentos consistentes têm vindo à tona, dando consistência ainda maior a esse raciocínio. Claro, ter foco requer um propósito, autoconsciência e a velha disciplina.
Ter êxito e ser bem-sucedido em seus planos não ocorrerá por obra do acaso!
E é sobre isso o vídeo que selecionei para hoje, do canráal SejaUmaPessoaMelhor, fazendo resenha do livro A ÚNICA COISA, dos autores Gary Keller e Jay Papasan. Fique de olho no chamado “efeito dominó”. Ah, um dominó por vez!
Confira a seguir (o vídeo tem duração de apenas 5:31):
Apesar de saber da importância em manter o foco, não consigo; porque desisto, quando começam a surgir as dificuldades. Eu sempre acho que não era pra ser meu, mesmo.
Olá, Lúcia, é preciso refletir se nessas situações o conformismo não está falando mais alto do que a necessidade, o desejo. Como sabemos, a tal zona de conforto é muito perigosa. Agora, pode também ser que a desistência seja porque aquela ação iniciada não se voltava para um objetivo importante, essencial. Mas vale pensar com carinho. Olhe para isso com foco! rsrs
Abraço e obrigado pelo registro
Como sempre, estes videos são bem interessantes. Obrigada por partilhar.