“COMO USAR MELHOR O TEMPO LIVRE” – um vídeo esplêndido, um conteúdo indispensável!

“O ócio é um tempo de cultivo da alma” (Aristóteles).

Recebi a indicação desse vídeo, como sugestão de um amigo, e fiquei muito impressionado com a qualidade da produção, da narração e, em especial, do conteúdo!

Na linha do autoconhecimento, temos aí a oportunidade de fazer boa reflexão sobre a vida que levamos, como ocupamos o nosso tempo, o que fazemos com o nosso tempo livre. Melhor ainda, é oportunidade para (re)pensarmos no que poderíamos fazer, ou estamos fazendo, nos espaços de ócio. Poderíamos tirar melhor proveito?

O episódio é inspirado no conto “A Aposta”, de Tchekhov, famoso escritor russo, que narra o desafio entre um banqueiro e um jovem estudante de direito. O escritor defende a “necessidade do silêncio e da solidão para a descoberta do mundo interior.”

Durante a argumentação, você verá a importância de refletir sobre a diversão e o tédio, sobre aspectos da cultura dos dias atuais sem foco para o essencial, tendo em mente uma vida que faça sentido. Como será enfatizado, dando amarração ao enredo, “o ócio não é um tempo inútil, de coisas pequenas; é o tempo valioso que temos para sermos pessoas melhores“.

Trata-se de vídeo sensacional, envolvente, emocionante, com preciosas reflexões, e, creio, com o poder de despertar importantes insights, que farão os 15 minutos de duração passarem rapidamente, com gosto de quero mais. Foi isso que aconteceu comigo!

O vídeo foi publicado seis dias atrás, no YouTube, canal Brasil Paralelo.

Não deixe de assistir, vale muito a pena. A seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

10 respostas para “COMO USAR MELHOR O TEMPO LIVRE” – um vídeo esplêndido, um conteúdo indispensável!

  1. claudio vieira disse:

    bom dia!
    de fato , é um excelente video ( apesar de ser contraditorio , pois o conteudo dele é precioso, mas dada a atual cena , o conteudo cai no vazio , junto com os milhões de videos , das redes sociais, que o narrador menciona. )
    neste momento atual , e também dada a solidão fisica , tenho como companhia os livros, principalmente os classicos , cujo conteudo não cai no vazio, mesmo que passados 700 anos, como por exemplo Dante Alighieri, que neste setembro de 2021 , fez 700 anos de seu falecimento , e mesmo assim sua ” opus magna “( gostou ? !) ,continua valida .Agora mesmo, recebi ,via Amazon uma novissima edição de Inferno, da divina comedia , que juntamente com As Mil e uma Noites ,vai preenchendo o vazio da alma , além de Manual do Estoico .
    -mesmo este blog , ou site , completa com algum conteudo , nosso tempo. Penso que não devamos nos preocupar em atingir milhões, com mensagens vazias e desprovidas de conteudo , uns poucos e bons , creio que fica de bom tamanho .
    um grande abraço e obrigado por mais esta mensagem

    • JCDattoli disse:

      Excelente, Claudio. Uma literatura desse nível,
      como as referidas por você, são mesmo engrandecedoras. Parabéns pelo gosto e pela disciplina na boa utilização do seu tempo.
      Forte abraço!

  2. Arnaldo de Castro Costa disse:

    Excelente vídeo. Excelentes reflexoes!!!

  3. Lúcia Laborda disse:

    Belas lições e reflexões nesse vídeo! Verdades de uma realidade desses tempos. Temos focado muito em banalidades, deixando de lado o que de fato nos agrega valores e crescimento espiritual. Já não nos importamos com em receber a energia de um abraço, porque estamos ocupados em passatempos superficiais e sem conteúdo nenhum.
    Confesso que eu não venderia minha liberdade, porque acho que ela não tem preço; mas aceitaria o desafio de me recolher no campo, onde pudesse ver flores, sol, luar, ouvir boas musicas etc…

  4. dulcedelgado disse:

    Excelente reflexão e dicas para ir conquistando…todos os dias!

  5. Excelente esse vídeo. O texto é muito bom e a produção é show. Ainda não li esse conto do Anton Tchekhov, mas vejo que traz lições sublimes. Mais um conteúdo de qualidade veiculado pelo amigo Dattoli. Gratidão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s