“Quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro desperta.” (Carl Jung)
De volta com o grande tema Autoconhecimento, fator essencial para a jornada (exitosa) da evolução pessoal permanente, trago nesta sexta-feira o vídeo “Eu sou o que ESCOLHO me tornar”, que encontrei entre as rotineiras buscas pela internet.
Trata-se de dublagem feita por Tiago Borges (tradutor e dublador que produz vídeos voltados para o desenvolvimento pessoal), para esse rico e importante conteúdo, originalmente apresentado pelo escritor e palestrante canadense Bob Proctor.
Como será visto, temos aí um conjunto bem concatenado de reflexões e insights tendo por base a obra do genial psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl G. Jung . São muitas concepções que, de fato, nos levam a refletir sobre a nossa existência, sobre significado e propósito de viver, sobre os pensamentos que temos, os comportamentos/hábitos que adotamos, a maneira como vemos as coisas, entre outras variáveis bastante significativas.
O vídeo foi publicado no YouTube, em 14 de maio passado. Um conteúdo verdadeiramente importante, rico do início ao fim, recheado com frases memoráveis de Jung!
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!