“O Segredo para Aprender Inglês Sozinho → INPUT” (dicas preciosas – vídeo)!

Falar outra língua é objetivo, talvez necessidade, e até sonho para muitas pessoas. Nesse contexto, aprender a língua inglesa aparece amplamente como prioridade individual, sobretudo pela ampla utilização e aceitação alcançadas por essa língua mundo afora. É sobre isso que irei tratar no post de hoje.

Para muitos brasileiros, em cujo grupo me incluo, aprender inglês e obter razoável fluência nessa língua é um processo desgastante, demorado, razão pela qual um bom contingente acaba desistindo. Na real, é duro perceber, após muitas horas de estudo, de desembolsos financeiros e até de boa dedicação, que a evolução no aprendizado da língua é lenta; por exemplo, que não consegue bom nível de compreensão do que está sendo dito (“listening”) e, ainda, que não consegue se expressar com desenvoltura (“speaking”), mesmo para aqueles que já alcançaram satisfatório nível de compreensão na escrita.

A tirar pela minha própria experiência de aprendizado, compreendendo diferentes escolas, métodos, professores etc., diria que a grande barreira a ser superada é a oralidade (escutar e falar). A esse respeito, sabemos que o jeito mais eficaz de quebrar a barreira é o contato permanente com os nativos. Contudo, é evidente que muitos não têm esse tipo de oportunidade.

Tendo presente essa realidade, achei muito interessante este vídeo “O Segredo para Aprender Inglês Sozinho → INPUT”, do canal Eureka!, publicado no YouTube em 6 de maio, pela lógica e consistência técnica demonstradas, com dicas para facilitar o aprendizado da língua inglesa.

Segundo apresentado no vídeo, o argumento tem por base a técnica do linguista Stephen Krashen, visando ao aprendizado natural de um idioma, chamada de aquisição de linguagem, “em que tudo que seria necessário é exposição a suficiente INPUT: leitura, observação e escuta na língua alvo”.

Na minha opinião, bem como em diversas opiniões que aparecem nos comentários registrados na publicação do vídeo, esse conteúdo e dicas do Eureka! fazem todo o sentido.

Confira a seguir:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

6 respostas para “O Segredo para Aprender Inglês Sozinho → INPUT” (dicas preciosas – vídeo)!

  1. O vídeo é ótimo e apresenta uma fórmula prática e mais rápida pra se aprender inglês (ou outro idioma), do que os métodos tradicionais de ensino. Valeu por mais essa ótima dica, Dattoli.

  2. Marcello SLR disse:

    Perfeito! É por aí mesmo! Um colega meu, aos 15 anos de idade, aplicou “essa técnica”, sozinho, por iniciativa própria, e concluiu o segundo grau fluente em Inglês, sem ter frequentado cursinhos.

  3. Zé Rosa disse:

    Ótimo post, fico grato ! Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s