Ainda ontem, ao entrar no elevador do prédio em que reside a minha mãe, olhei o cartaz com frases inspiradoras, regularmente afixado no local pela administração. A frase a seguir, em especial, chamou a minha atenção e deu motivo a este post:
“Nunca use a falta de motivação como desculpa. Na vida, muitas coisas têm que ser realizadas através do compromisso e não da motivação”. (autoria não informada).
E aqui o recado é: esteja em ação, tenha atitude! Ficar esperando chegar a “vontade”, a “coragem” ou a tal “motivação” para agir é um dos grandes autoenganos cometidos por muita gente, por contribuírem para retardar a própria evolução, o progresso e a sensação de bem-estar.
Como já aprendemos, e nos dizem os estudiosos da psicologia humana, a motivação é uma coisa individual, própria, inerente à pessoa, a quem cabe fazer uso dessa força mobilizadora interior. Não se pode esperar que a motivação venha de fora. Pode até haver algum estímulo externo, mas a real motivação do indivíduo cabe somente a ele encontrá-la.
É por isso que entram em cena, fundamentalmente, a consciência (clareza) da pessoa sobre um problema a superar, sobre algo ou determinado estado de satisfação a ser alcançado e sobre a busca deliberada para alcançá-lo (vontade). E esse compromisso consigo mesmo pode ser traduzido por motivação verdadeira.

Portanto, a atitude, que pode ser entendida como colocar-se em ação no rumo do resultado almejado, é o grande diferencial. Atitude, diria, é uma palavra mágica, porque significa arregaçar as mangas, sacudir a poeira, sair do comodismo, superar medos e falsos confortos, sem perder de vista que, assim agindo, a pessoa demonstra estar na trilha da busca, do aprendizado, descortinando possibilidades, avançando e até mesmo se curando de possíveis disfunções psicológicas.
Bem a propósito, ocorre registrar este pensamento atribuído ao filósofo chinês Confúcio (551 – 479 a.C), aquele do Tao, que preconizava a harmonia da vida e do mundo:
“Eu ouço e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo”.
Assim, busquemos estar motivados, a cada dia, sempre. Para valer, essa é tarefa individual, indelegável. E conforme a lógica aqui apresentada, isso significa ter atitude, estar em movimento, pois somente assim as transformações necessárias e os êxitos almejados têm muito mais chances de acontecer. Pense nisso!
Uma administração fora do habitual….👍
Boa reflexão sobre a frase e o tema!
Grato, Dulce!
Belo texto pelo conteúdo, que nos mostra, com.muita propriedade, a importância da motivação. Ela responde, sem dúvida, em se fazerem prazerosas ou terapêuticas nossas atividades de qualquer natureza.
Certo, Landim. Motivação, emoção, ação, tudo a ver, né?
Grato, amigo!