MOTIVAÇÃO e ATITUDE: uma breve divagação!

Ainda ontem, ao entrar no elevador do prédio em que reside a minha mãe, olhei o cartaz com frases inspiradoras, regularmente afixado no local pela administração. A frase a seguir, em especial, chamou a minha atenção e deu motivo a este post:

Nunca use a falta de motivação como desculpa. Na vida, muitas coisas têm que ser realizadas através do compromisso e não da motivação”. (autoria não informada).

E aqui o recado é: esteja em ação, tenha atitude! Ficar esperando chegar a “vontade”, a “coragem” ou a tal “motivação” para agir é um dos grandes autoenganos cometidos por muita gente, por contribuírem para retardar a própria evolução, o progresso e a sensação de bem-estar.

Como já aprendemos, e nos dizem os estudiosos da psicologia humana, a motivação é uma coisa individual, própria, inerente à pessoa, a quem cabe fazer uso dessa força mobilizadora interior. Não se pode esperar que a motivação venha de fora. Pode até haver algum estímulo externo, mas a real motivação do indivíduo cabe somente a ele encontrá-la.

É por isso que entram em cena, fundamentalmente, a consciência (clareza) da pessoa sobre um problema a superar, sobre algo ou determinado estado de satisfação a ser alcançado e sobre a busca deliberada para alcançá-lo (vontade). E esse compromisso consigo mesmo pode ser traduzido por motivação verdadeira.

Sucesso é o que temos quando... Guilherme Machado - Pensador

Portanto, a atitude, que pode ser entendida como colocar-se em ação no rumo do resultado almejado, é o grande diferencial. Atitude, diria, é uma palavra mágica, porque significa arregaçar as mangas, sacudir a poeira, sair do comodismo, superar medos e falsos confortos, sem perder de vista que, assim agindo, a pessoa demonstra estar na trilha da busca, do aprendizado, descortinando possibilidades, avançando e até mesmo se curando de possíveis disfunções psicológicas.

Bem a propósito, ocorre registrar este pensamento atribuído ao filósofo chinês Confúcio (551 – 479 a.C), aquele do Tao, que preconizava a harmonia da vida e do mundo:

“Eu ouço e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo”.


Assim, busquemos estar motivados, a cada dia, sempre. Para valer, essa é tarefa individual, indelegável. E conforme a lógica aqui apresentada, isso significa ter atitude, estar em movimento, pois somente assim as transformações necessárias e os êxitos almejados têm muito mais chances de acontecer.  Pense nisso!

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

4 respostas para MOTIVAÇÃO e ATITUDE: uma breve divagação!

  1. dulcedelgado disse:

    Uma administração fora do habitual….👍
    Boa reflexão sobre a frase e o tema!

  2. Jose Paes Landim disse:

    Belo texto pelo conteúdo, que nos mostra, com.muita propriedade, a importância da motivação. Ela responde, sem dúvida, em se fazerem prazerosas ou terapêuticas nossas atividades de qualquer natureza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s