5 atividades físicas mais recomendadas para quem já passou dos 60 anos

5 atividades físicas recomendadas para quem já passou dos 60 anos -  Musculação - meionorte.com
Imagem: meionorte.com

Praticar atividade física é bom para a saúde e para o bem-estar, por tudo o que ouvimos, lemos, observamos e até mesmo sentimos da própria experiência pessoal. Aliás, é um dos ingredientes de base para assegurar o que se denomina qualidade de vida!

Não custa lembrar que a condição de saúde do indivíduo com a idade mais avançada resulta, em boa medida, dos cuidados que teve, da sua disciplina com os bons hábitos e estilo de vida. Em outras palavras, tem muito a ver com o acumulado do que fez a cada momento, dia, mês, ano ao longo da sua trajetória de vida. Diria que essa realidade, salvo as exceções sempre cabíveis, se insere no escopo do princípio da causalidade (“lei da causa e efeito”), como referido no meu livro LONGEVIDADE.

E aqui vale lembrar desta terrível armadilha, da qual todos devem fugir: pensar que quando mais jovem a saúde pode ficar em plano secundário, deixando para dedicar atenção aos aspectos que contribuem para a saúde integral apenas quando já estiver ficando idoso. Esse é um erro que não se pode cometer!

Nesse contexto, partindo agora, mais objetivamente, para o público 60+, de representatividade crescente em razão do fenômeno da longevidade, vamos destacar hoje as atividades físicas propriamente ditas, enfatizando os cuidados que devem ser observados com os exercícios para pessoas a partir dos 60 anos, assim como quais seriam os grupos de exercícios mais recomendados.

A esse respeito, reproduzo matéria interessante, bem fundamentada e objetiva, que acredito traga utilidade para muita gente, publicada na “revista encontro“, no último dia 21, elencando as atividades mais indicadas para o público a partir da terceira idade.

Aliás, ocorre mencionar que existe um acometimento à saúde do idoso chamado de Sarcopenia (declínio nos sistemas fisiológicos com perda de força e massa muscular ao longo dos anos de vida, alterações corporais essas mais acentuadas nos idosos), assunto sobre o qual conversava com um médico amigo, meio que por acaso, durante consulta hoje pela manhã. Pesquisando um pouco, em recentes artigos científicos sobre a Sarcopenia, vi que uma das estratégias para minimizar esse comprometimento, por exemplo, é a “promoção de força através do exercício resistido (ER)”.

Portanto, as coisas se encaixam, se complementam. Ampliar o nível de conscientização sobre a prática de atividade física é fundamental. Com esse intuito, aproveito para realçar a importância de não ser sedentário, de estar em atividade, e de praticar regular e corretamente as atividades físicas recomendadas. Vamos nessa!

Agora, confira as dicas dos especialistas sobre os tipos de exercícios (transcrição a seguir):

“5 atividades físicas mais recomendadas para quem já passou dos 60 anos

Para especialistas, exercício nessa idade deve ser planejado, estruturado, repetitivo e contemplar diferentes tipos de treinamento

Quem acha que atividade física é coisa de jovem precisa rever urgente seus conceitos. Cada vez mais estudos diversificados comprovam que a prática regular de exercício ao longo da vida tem um papel importante no ganho de qualidade de vida e na prevenção de várias doenças e complicações, incluindo AVC, hipertensão, diabetes, câncer e depressão.
De acordo com o mestre em fisiologia do exercício e diretor técnico da rede de academias Bodytech, Eduardo Netto, é comum que a partir dos 60 anos algumas alterações fisiológicas aconteçam, o que, a longo prazo, pode afetar a mobilidade e a independência da pessoa. Pensando nisso, deixar de lado o sedentarismo e encontrar atividades seguras e que tenham a ver com seu gosto e rotina é fundamental.
Segundo o American College of Sport Medicine, o exercício após os 60 deve ser planejado, estruturado, repetitivo e contemplar diferentes treinamentos. Netto explica quais são: “É necessário garantir os exercícios aeróbicos, nos quais os grandes músculos do corpo se movem de maneira rítmica por períodos sustentados, e incluir exercícios de resistência, que fazem os músculos trabalharem ou se manterem contra uma força ou peso aplicado. Além disso, é importante desenvolver a flexibilidade, com o objetivo de preservar ou estender a amplitude de movimento ao redor de uma articulação, e fazer treinamento de equilíbrio, uma combinação de atividades de propriocepção, coordenação e força para a parte inferior do corpo”, detalha o especialista.
Veja 5 atividades físicas mais recomendadas para quem tem mais de 60 anos:
1) Dança – É uma excelente opção até para quem não se arrisca tanto nas pistas. A prática contempla o condicionamento físico: cardiovascular, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.
2) Ginástica aquática – Embora os idosos estejam sempre presentes em todas as modalidades aquáticas, considero a famosa hidroginástica a melhor opção para eles. Essa aula ajuda a desenvolver condições físicas primordiais para a qualidade de vida, como a capacidade aeróbia, força e resistência muscular, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
3) Natação – Citada por muitos como a atividade física mais completa, a natação não poderia ficar fora dessa lista! Realmente é uma modalidade fantástica. Reúne condicionamento físico, prazer e risco mínimo de lesões. 
4) Alongamento – A flexibilidade não pode ser esquecida no plano de treinamento para idosos. Muitos acham que fazer alongamento se resume àqueles exercícios recomendados para antes ou depois do treino. Na verdade, o alongamento a e flexibilidade vão muito além! interessantes. A própria aula de alongamento é uma delas. Durante a aula, são feitos exercícios e posições na busca pela melhor postura e amplitude de cada um. 
5) Musculação – Não adianta torcer o nariz. A musculação é imprescindível aos idosos! Na verdade, depois dos 40, já deveria ser a principal atividade física. É praticamente consenso na literatura científica que a força muscular é a valência física mais importante na saúde de um adulto, do jovem ao mais velho. Altos níveis de força muscular são relacionados à independência no cotidiano e ausência de dores nas articulações nos idosos, além de ser fator determinante no equilíbrio e no baixo índice de quedas.

*Com informações da assessoria de comunicação da Bodytech

Fonte: https://www.revistaencontro.com.br/canal/saude/2021/09/5-atividades-fisicas-mais-recomendadas-para-quem-ja-passou-dos-60-anos.html

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s