“Saber escutar” – se ligue nesse vídeo!

Nestes tempos de tantos conflitos, intolerância, discordâncias e por aí vai, repercuto hoje, para começar as postagens da semana, vídeo providencial que tomei conhecimento em grupo de whatsapp.

A comunicadora pernambucana VIVI, cujo perfil no Instagram é Revira Vivi, trouxe uma mensagem muito bacana, reconhecidamente necessária, a respeito de “saber escutar“, assunto que já mereceu algumas referências aqui no blog, nas quais ficou evidenciada a importância dessa habilidade para que boas relações humanas se desenvolvam.

Assim, é sempre valioso voltarmos a esse tema – que se insere no universo da inteligência emocional – e a ele dedicarmos a devida atenção!

Portanto, confira o bom conteúdo apresentado neste vídeo (youtube, canal BRURSOCS), que tem duração de apenas 2:49, cuja mensagem parte do pressuposto, muito feliz, de que “a maior distância entre duas pessoas é o mal entendido”.

Confira:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para “Saber escutar” – se ligue nesse vídeo!

  1. Jose Paes Landim disse:

    No saber escutar, temos, em verdade, um dos temas mais importantes, sobretudo em face do amontoado de falsos profetas, os que se julgam donos da verdade, como salvadores da pátria e dos problemas que a envolvem. Você disse muito bem, meu caro Dattoli, que o saber escutar tem muito a ver com a inteligência emocional, que, aliás, é a verdadeira inteligência que melhor responde pelo nosso sucesso na vida, especialmente quando esse sucesso vem através da conjugação dos valores que dignificam o ser humano. Quão enriquecedoras tornar-se-iam nossas vidas se aprendessemos a escutar com a humildade dos sábios, de quem, aliás, não se afasta o sentimento de aprendiz. Grato pela oportunidade de me fazer ouvir tão belo texto com um forte abraço.

    • JCDattoli disse:

      Praticar a escuta atenta, ativa, gentil é um exercício ainda mais difícil para nós de sangue latino. Mas precisamos, muito, desenvolver essa fundamental habilidade.
      Grato pelo comentário, amigo Landim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s