Dicas de segurança para seu cartão de crédito em compras na internet!

Ah, quem nunca passou por algum transtorno com compra online, não reconhecida, realizada por alguém que utilizou o seu cartão de crédito?

E essas ocorrências, infelizmente muito comuns, podem ser facilitadas por algum descuido ou desinformação a respeito de segurança nas transações pela internet. Até porque, como sabemos, os criminosos estão por aí, na espreita, e conhecem todos os meandros das tecnologias que utilizamos.

Assim, com vistas a reduzirmos as chances de passarmos por aborrecimentos com situações dessa natureza, trago dicas que valem a pena atentar, constantes de útil e oportuna matéria publicada, ontem, no site techtudo, com o título “Dicas ajudam a proteger seu cartão de crédito em compras online”.

As dicas foram úteis para mim, que de pronto fui aos navegadores que utilizo e fiz os bloqueios recomendados. Fique de olho você também!

Leia a seguir:

“Dicas ajudam a proteger seu cartão de crédito em compras online

Lista reúne opções como comprar com o cartão virtual e não salvar dados nos navegadores para ter mais segurança

Por Lucas Santos, para o TechTudo

As compras pela internet estão mais comuns e isso exige que os clientes estejam atentos para não cair em golpes. Para aproveitar as promoções com preços mais baixos ou comprar com mais praticidade sem sair de casa, é importante tomar cuidado para que o cartão não seja clonado ou tenha os dados roubados.

Para auxiliar os consumidores na hora de comprar em lojas virtuais, o TechTudo separou cinco dicas que podem ajudar a proteger o cartão de crédito. Dentre as opções, é importante se atentar aos lançamentos na fatura mensal, optar pelo pagamento com o cartão virtual e não salvar os dados financeiros em sites ou navegadores. Veja a seguir cuidados para tomar ao comprar online.

Lista reúne dicas de como usar o cartão de crédito na internet com segurança — Foto: Paul Felberbauer/Unsplash
Foto: Paul Felberbauer/Unsplash

1. Pague com o cartão virtual

O cartão virtual é uma das opções para realizar compras pela internet e pode também ser uma das mais seguras. Esta forma de pagamento não substitui o cartão físico do cliente e as compras feitas são associadas regularmente à fatura do usuário. O diferencial do modelo é que alguns bancos e fintechs oferecem o cartão virtual temporário, sendo possível utilizá-lo apenas uma vez, o que deve evitar golpes em compras online.

Os cartões temporários podem ser excluídos automaticamente ou pelo próprio usuário, tudo depende das regras do banco ou fintech gerenciadora. Com isso, o usuário tem mais controle, já que pode apagar os dados referentes ao cartão de crédito sem burocracias em caso de golpes.

2. Tenha um cartão pré-pago

O cartão pré-pago é uma opção que funciona como um cartão de débito. Com ele, é possível realizar compras virtuais e também em lojas físicas a partir do saldo que foi depositado previamente. A vantagem é que o usuário consegue planejar o depósito do valor necessário para realizar uma compra específica e, assim, evitar possível golpes.

Com o modelo, no entanto, não é possível parcelar as compras feitas, já que o pagamento é realizado de acordo com a quantia em dinheiro disponível e a versão pré-paga não gera boletos para serem pagos.

3. Adicione camadas extras de segurança

Algumas opções de cartão de crédito possuem camadas extras de segurança e, com isso, o usuário consegue realizar as compras de forma mais segura. Um exemplo é a bandeira Mastercard, que possui a tecnologia Mastercard Identity Check. Ela permite que o cliente autentique suas compras antes de que elas sejam efetuadas. Assim, é mais fácil identificar as tentativas de fraudes.

Já as tecnologias que adicionam camadas extras de segurança por parte do vendedor podem não estar presentes em todos os sites, pois são os lojistas que decidem qual será usada. Caso a loja online utilize o recurso de segurança, o cliente que comprar algo receberá uma confirmação no aplicativo do cartão de crédito no celular.

4. Não salve os dados da compra nos sites

Ao comprar pela internet, os navegadores tendem a armazenar os dados do usuário para que as compras futuras sejam efetuadas com mais comodidade. Contudo, é mais seguro não salvar suas informações e preencher os dados sempre que for realizar uma transação em lojas virtuais. Para isso, é necessário desativar o preenchimento automático no navegador em uso. Confira a seguir como desabilitar o recurso.

Google Chrome

  • Abra a página de “Configurações”;
  • Selecione a opção “Preenchimento automático” que está localizada no canto superior esquerdo;
  • Em seguida, clique em “Formas de pagamento”;
  • Feito isso, basta desativar as opções “Salvar e preencher as formas de pagamento” e “Permitir que os sites verifiquem se você tem formas de pagamento salvas”. Além disso, é importante excluir os cartões que já foram previamente salvos no navegador.

Safari

  • Selecione a página de “Preferências” no navegador;
  • Depois, clique em “Preenchimento automático”;
  • Com isso, basta desativar as opções de dados de formulários armazenados (incluindo as informações do seu cartão de crédito).

Mozilla Firefox

  • No navegador, selecione a opção “Menu”;
  • Após, clique em “Opções”;
  • Em seguida, selecione a opção “Privacidade”;
  • Por fim, clique em “Não notificar sites sobre minhas preferências de rastreamento”.

Microsoft Edge

  • Abra o menu de “Configurações”
  • Selecione a opção “Informações de pagamentos”;
  • Desative “Salvar e preencher informações de pagamento”.

5. Fique sempre atento à fatura

É importante sempre estar atento ao valor da fatura por meio do aplicativo do banco. Assim, é possível verificar com facilidade a existência de lançamentos que não foram efetuados pelo usuário. Caso apareça alguma transação suspeita, o cliente pode recorrer à instituição financeira com antecedência para informar sobre a situação.

Alguns bancos e fintechs permitem que os usuários bloqueiem o cartão de crédito pelo próprio aplicativo, o que pode ser uma medida imediata para evitar que novas fraudes ocorram. Porém, para cancelar compras não identificadas, é necessário entrar em contato com o atendimento ao cliente do produto de crédito.

Ver a publicação original: https://www.techtudo.com.br/listas/2021/09/dicas-ajudam-a-proteger-seu-cartao-de-credito-em-compras-online.ghtml?utm_medium=10todaybr.20210913&utm_source=email&utm_content=article&utm_campaign=10today

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Marketing e Tecnologia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dicas de segurança para seu cartão de crédito em compras na internet!

  1. Grato por estas dicas valiosas, Dattoli. Uma parte delas eu já conhecia, mas ainda não sabia da existência do cartão virtual. Vou procurar me inteirar melhor a respeito. Suas postagens de cunho mais prático provam que e inteligência e atualização constante não são um mero culto à erudição. Antes disso, tais qualidades devem estar à serviço de uma vida melhor, com menos problemas e mais feliz. Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s