A ARTE, seus impactos, sua importância – um vídeo bem interessante!!!

Todos, de alguma forma, somos impactados positivamente pelas artes. Variando de pessoa para pessoa, algum tipo de arte atiça as emoções. Tradicionalmente falando, as artes são divididas, grosso modo, em seis categorias (por ordem alfabética): arquitetura, dança, escultura, literatura, música e pintura. Posteriormente, foi acrescido o cinema como a sétima arte.

Contudo, em razão das realidades mundo afora, sabemos que outras atividades artísticas denotam artes encantadoras, não enquadradas exatamente nessa classificação mais tradicional, a exemplo da arte em quadrinhos, do artesanato (criações da costura, trabalhos em couro, em barro etc.).

Falando das minhas percepções e reações, sou muito impactado pela beleza das artes nas suas mais variadas expressões. Contudo, nesse universo, a área que mais mexe comigo, que aguça a minha sensibilidade, que me transporta e que me gratifica instantaneamente, por vezes me levando às lágrimas, é a música. Realmente, uma força incrível!

No geral, a expressão artística faz bem, nos agrada, nos inspira, sobretudo porque provoca emoções.

Em comum às expressões artísticas, estão presentes o poder de criação (genialidade), a originalidade, o impacto positivo que proporcionam aos nossos olhos e ouvidos, além de evidenciar a dedicação e até a coragem do artista.

Agora, pensando mais um pouco, tem que haver beleza em cada obra. Arte sem beleza não cumpre o seu papel por completo. A beleza, assim, teria o condão de nos propiciar deleite, elevando a nossa alma.

Nesse particular, convenhamos, entram em cena fatores com maior subjetividade. A Filosofia, por exemplo, explora diversas perspectivas ao apreciar o universo das artes.

A respeito do tema e de possíveis dúvidas que possam ser levantadas quanto à compreensão do verdadeiro significado das obras de arte, principalmente porque tudo se insere no contexto da cultura, gostei muito do vídeo A importância da ARTE, com a palestrante Anete Guimarães, publicado agora no dia 4, no YouTube.

Ela nos faz refletir, ao explorar e elucidar alguns aspectos interessantes sobre o assunto, entre os quais:

Toda expressão cultural é arte? Se não, quais fatores devem ser levados em consideração?

Qual o grande diferencial, a “pedra de toque”, para que a criação seja considerada uma obra de arte?

Confira (o vídeo tem duração de apenas 5:06):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A ARTE, seus impactos, sua importância – um vídeo bem interessante!!!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s