‘O Que Acontece Com Sua Mente Se Você Só Reclama’ !!!

Tendo por premissa a necessidade de nos tornarmos cada dia melhores (a idealização da chamada evolução pessoal permanente), e seguindo no campo do autoconhecimento, tão referido por aqui, no qual estão presentes, entre outros ingredientes, os pensamentos e os comportamentos de cada indivíduo, a abordagem de hoje é seguramente importante: o hábito de reclamar!

É claro que eu, particularmente, me preocupo com isso. Não quero ter minha mente contaminada por pensamentos negativos e reclamações que sejam frequentes, que demonstrem um estado de espírito habitual. Sei que às vezes entro nessa “vibe”, mas busco estar atento cada vez mais.

Para esse autocuidado, vejo que três condicionantes são essenciais: i) estar consciente sobre isso; ii) buscar o controle dos pensamentos e do impulso para a vontade/hábito de reclamar (não pecar na intensidade); e iii) pedir a alguém da sua confiança, que tenha conivência mais frequente com você, para lhe alertar quando notar que a sua dose de reclamação está virando habitual. Por óbvio, essa terceira condicionante requer necessária dose de abertura e de humildade.

Assim, imaginando que muita gente precise estar informada e refletir sobre isso, repercuto essa excelente publicação do site TudoPorEmail, com o título “O Que Acontece Com Sua Mente Se Você Só Reclama”, postada três dias atrás.

A matéria tem respaldo em estudos da neurociência e explora, entre outros aspectos, o fenômeno da flexibilidade cerebral e a influência dos pensamentos no cérebro. Segundo o texto, reclamações constantes se dividem em três categorias: “em busca de atenção; o reclamão crônico; e baixa inteligência emocional”.

O legal, como será visto, é que existem estratégias a serem adotadas para conter o ímpeto da reclamação e, mais ainda, para trazer percepções positivas sobre a vida no dia a dia.

Ao final, tem link para um vídeo com o professor Michael Merzenich sobre Plasticidade Cerebral, revelando muitos achados sobre o funcionamento e o desenvolvimento dessa máquina fantástica chamada cérebro.

Confira tudo isso clicando no link a seguir:

reclamar faz mal ao cérebro

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=10892

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para ‘O Que Acontece Com Sua Mente Se Você Só Reclama’ !!!

  1. Jose Paes Landim disse:

    São dignas de pena as pessoas que só vivem reclamando, botando defeito em tudo que estiver à sua frente. E onde fica a saúde delas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s