‘5 SINAIS DE MATURIDADE PSICOLÓGICA’ – confira este vídeo!

Para hoje, um tema interessante e a meu ver importante, no contexto do autoconhecimento, que é a maturidade psicológica. Vale dizer, de pronto, que a idade cronológica avançada de determinada pessoa não significa, necessariamente, avançado nível de saúde (ou desenvolvimento) psíquico.

Assim como existe, na realidade de muitos indivíduos, significativa diferença entre as idades – cronológica (anos de vida medidos pelo passar dos anos, desde o dia do nascimento), a idade biológica (como o corpo se apresenta e funciona na prática) e, principalmente, a idade psicológica ou mental (como me sinto mentalmente?, qual o meu ânimo?, qual a minha disposição?), assunto esse que os leitores do blog têm clareza, pelas diversas postagens trazidas aqui – também existe diferença entre o estágio de desenvolvimento psicológico do indivíduo e a sua idade cronológica.

Este vídeo do canal “didatics“, apresentando rico conteúdo, em linguagem clara e de fácil compreensão, destaca cinco sinais que permitem identificar alguns atributos essenciais em termos da saúde e da maturidade psicológicas de determinada pessoa.

Como será visto, pessoas de 70 anos podem ser imaturas em termos psicológicos; na outra face da moeda, existem jovens que demonstram nível de maturidade mais desenvolvido para a idade que contam.

O mais importante, em essência, será perceber que a maturidade psicológica é muito importante para o nosso modo de viver, para o êxito na tomada de decisões, para os relacionamentos interpessoais, para o aprendizado contínuo e efetivo e, claro, para minimizar sofrimentos desnecessários gerados pela própria mente.

Nesses termos, é importante ser uma pessoa madura, não?

Confira quais são esses sinais. Isso tem tudo a ver com o nosso autoconhecimento e com a nossa desejável evolução pessoal permanente.

O vídeo é curtinho, duração de apenas 5min (a seguir):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde, Vídeos diversos e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para ‘5 SINAIS DE MATURIDADE PSICOLÓGICA’ – confira este vídeo!

  1. Jose Paes Landim disse:

    Excelente tema, temos na Maturidade Psicológica, como nos fora passado nesses 5 Sinais apresentados. Em verdade a maturidade não está necessariamente na idade das pessoas. Claro que experiências passadas, com a vivência dos múltiplos problemas, têm muito a ver com a maturidade, porque contribuem para tal.. Todavia, não é raro encontrar-se maturidade numa criança, para não se falar em jovens. Aliás, como nos é pesaroso ver,-se o.mundo tão cheio de imaturos em idades avançadas, sobretudo se voltados para a tão destruidora malignidade!!!

  2. Identifiquei cada um dos sinais como mensagens de sabedoria. Excelente material.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s