Para hoje, um tema interessante e a meu ver importante, no contexto do autoconhecimento, que é a maturidade psicológica. Vale dizer, de pronto, que a idade cronológica avançada de determinada pessoa não significa, necessariamente, avançado nível de saúde (ou desenvolvimento) psíquico.
Assim como existe, na realidade de muitos indivíduos, significativa diferença entre as idades – cronológica (anos de vida medidos pelo passar dos anos, desde o dia do nascimento), a idade biológica (como o corpo se apresenta e funciona na prática) e, principalmente, a idade psicológica ou mental (como me sinto mentalmente?, qual o meu ânimo?, qual a minha disposição?), assunto esse que os leitores do blog têm clareza, pelas diversas postagens trazidas aqui – também existe diferença entre o estágio de desenvolvimento psicológico do indivíduo e a sua idade cronológica.
Este vídeo do canal “didatics“, apresentando rico conteúdo, em linguagem clara e de fácil compreensão, destaca cinco sinais que permitem identificar alguns atributos essenciais em termos da saúde e da maturidade psicológicas de determinada pessoa.
Como será visto, pessoas de 70 anos podem ser imaturas em termos psicológicos; na outra face da moeda, existem jovens que demonstram nível de maturidade mais desenvolvido para a idade que contam.
O mais importante, em essência, será perceber que a maturidade psicológica é muito importante para o nosso modo de viver, para o êxito na tomada de decisões, para os relacionamentos interpessoais, para o aprendizado contínuo e efetivo e, claro, para minimizar sofrimentos desnecessários gerados pela própria mente.
Nesses termos, é importante ser uma pessoa madura, não?
Confira quais são esses sinais. Isso tem tudo a ver com o nosso autoconhecimento e com a nossa desejável evolução pessoal permanente.
O vídeo é curtinho, duração de apenas 5min (a seguir):
Excelente tema, temos na Maturidade Psicológica, como nos fora passado nesses 5 Sinais apresentados. Em verdade a maturidade não está necessariamente na idade das pessoas. Claro que experiências passadas, com a vivência dos múltiplos problemas, têm muito a ver com a maturidade, porque contribuem para tal.. Todavia, não é raro encontrar-se maturidade numa criança, para não se falar em jovens. Aliás, como nos é pesaroso ver,-se o.mundo tão cheio de imaturos em idades avançadas, sobretudo se voltados para a tão destruidora malignidade!!!
Identifiquei cada um dos sinais como mensagens de sabedoria. Excelente material.
Grato, amigo Marden. Também vejo o conteúdo como indicadores de sabedoria. Abraço!