Mesmo não sendo novidade para muitos de vocês, creio ser sempre bem-vindas as afirmações dando conta de que uma vida orientada, motivada, com sentimento mais consistente de realização – e até com maior longevidade – tem como uma das principais justificativas o viver por um sentido (ou por uma missão, ou propósito).
Dando maior ênfase, até por ser emblemático na atualidade, quando se fala em resiliência, mais precisamente quando se afirma que determinada pessoa é resiliente, logo vem à nossa mente a capacidade de superação apresentada por aquela pessoa, isto é, a sua capacidade de atravessar e sair com galhardia das quedas, dos fracassos, de grandes perdas e prejuízos, de doenças, de sofrimentos outros etc.
Nesse contexto, segundo asseguram os estudiosos da mente e do comportamento dos humanos, um fator-chave para a resiliência é a existência de um propósito de vida, ou de uma missão para cumprir. Saber que existe alguma coisa realizadora a ser cumprida/conseguida mais à frente, e lutar por isso, é um diferencial decisivo!
Por inúmeras vezes já escrevi textos, fiz referências, e postei aqui opiniões e achados científicos a respeito do tema e suas variações. Nesta quinta-feira, seguindo a toada, volto ao assunto com mais um vídeo interessante, oportuno e esclarecedor da palestrante Anete Guimarães.
Nessa exposição de curta duração, objetiva, até porque trata-se de responder a uma pergunta, Anete destaca a importância de se viver por um propósito, o que isso representa de diferencial na vida de qualquer pessoa, sobretudo porque ela chama a atenção, também, para o oposto, que é o vazio existencial.
O vídeo, com o título “Como descobrir o seu PROPÓSITO”, foi publicado no YouTube agora no dia 3, com duração de apenas 6:50.
Para ver, refletir, compartilhar… (a seguir):
Li este livro (Logoterapia) muito recentemente e achei-o interessantíssimo. Uma leitura que todos nós deveríamos fazer, não apenas pela filosofia em si, que é marcante, mas também pelo olhar consciente do autor sobre aquela época e sobre o dia-a-dia de um campo de concentração. Realmente a sobrevivência pode ter muitas formas.
Um livro que fica dentro de nós a vários níveis.
Eu li em Busca de Sentido. O fato é que Viktor Frankl deixou um belíssimo legado com as suas publicações, contribuindo sobremaneira para a humanidade.
Grato pelo comentário!!!