Para começo de conversa, como pode uma mensagem ser tão impactante e dizer tanto em tão pouco tempo?
É exatamente isso que mostra esse curta-metragem impressionante, do jovem iraniano Syed Mohammad Reza Kheradmand, com o título “Thursday Appointment” (O Encontro das Quintas-Feiras).
O filme evidencia valores muito importantes, como o amor, o respeito, a boa convivência e, ao final, a generosidade com o outro, ao mostrar como pequenas atitudes podem fazer diferenças significativas.
Para melhor compreensão da mensagem, por se tratar de cultura e de língua diferentes, reproduzo a postagem feita no site “Aleteia”, a meu ver bem elaborada e bastante didática. Recomendo que você siga conforme a orientação indicada no texto.
O mundo precisa muito de mensagens assim. Confira:
“O curta-metragem iraniano consegue impactar e inspirar mudanças de comportamento em apenas 60 segundos
Não é preciso entender uma única palavra do idioma farsi, ou persa, falado pelo povo iraniano. As legendas em inglês ajudam a apreciar um pouco do poema recitado ao início, mas nem elas são estritamente necessárias para se captar a essência dos valores transmitidos por este belo curta-metragem, escrito e dirigido pelo jovem cineasta iraniano Syed Mohammad Reza Kheradmand, de apenas 20 anos.
A produção foi recentemente premiada no Festival do Cinema Africano de Luxor.
O curta se chama “Encontro das quintas-feiras” – e este título é revelador, mas quem não conhece a cultura iraniana precisará de uma breve explicação (nós o explicaremos ao final deste artigo, mas, antes de ler o último parágrafo, assista ao filme, embutido no texto da matéria).
Poderoso, o curta-metragem apresenta um casal de idosos que, dentro de um carro, se recita mutuamente um poema do persa Hafez, do século XIV. É muito arraigado no cotidiano da cultura persa o hábito de ler e recitar poesia, desde muito antes da tentativa de imposição de radicalismos xiitas pelo regime teocrático que tomou o poder no país a partir da revolução islâmica de 1979.
Quando o carro para no semáforo, os esposos percebem a intensa discussão de outro casal num carro ao lado, apesar da filhinha no banco de trás.
O gesto que o casal então realiza diz muito sobre o seu próprio casamento e sobre como pequenos detalhes que deveriam ser típicos do amor conjugal são capazes de ajudar a reconciliar.
Assista ao filme
Agora veja o filme e só depois leia o último parágrafo:
Leia daqui em diante só depois de ter visto o filme acima
Reparou que, na última cena, a esposa anciã já não está dentro do carro?
O título do curta-metragem é suficiente para explicar tudo a um iraniano que conhece os costumes do próprio país. As quintas-feiras são o dia em que se costuma visitar o túmulo de entes queridos nos cemitérios. As flores que o marido idoso estava levando eram para a esposa já falecida. Ao longo do trajeto, a “presença” dela no carro era a bela lembrança do viúvo que estava indo levar-lhe flores ao cemitério, enquanto recordava um poema que retratava o amor com que o matrimônio havia sido vivido.
_____________
A partir de matéria de Zoe Romanowsky para Aleteia em inglês “
Fonte: https://pt.aleteia.org/2020/01/13/poderoso-filme-de-1-minuto-sobre-casamento-rende-premio-a-cineasta-de-20-anos/
Simplesmente belo, belíssimo, comovente! Intraduzivelmente encantador, belo e comovente!
Muito legal, nobre Jair. De fato, intraduzivelmente encantador!
Um gesto de AMOR é capaz de mudar uma vida! Emocionante!
Exatamente, Evaldo. Grato por comentar!
Molto bello!
Pouco importa a cultura a que pertença ou a religião que abrace, o ser humano iluminado pelos valores do bem sempre será capaz de reconhecer ou realizar uma boa ação, pois se trata do conhecimento de leis universais.
A recíproca é verdadeira…
Também acredito nisso, Marcello. Valeu!!!
Lindo e emocionante. Obrigada por partilhar!
Valeu, Dulce. Dentro da linha do blog, mensagens como essa, trazida no vídeo, caem como uma luva!
Relato comovente. Extremamente humano. Essencial nesse momento em que vivemos, de polarização e desavenças por motivos fúteis. Parabéns.
Verdade, amigo Marden. Esse pequeno filme chega como um sopro para despertar – e reforçar – a importância do amor e da solidariedade em sentido amplo, ingredientes dos quais tanto necessitamos!!!
Grato pelo comentário!
Excelente !!!
Pingback: Cineasta de 20 anos é premiado com o filme “Thursday Appointment” (duração de apenas 2min) – Impactante, sensacional!!! — O Bem Viver – CURIOSIDADES NA INTERNET