Cineasta de 20 anos é premiado com o filme “Thursday Appointment” (duração de apenas 2min) – Impactante, sensacional!!!

Para começo de conversa, como pode uma mensagem ser tão impactante e dizer tanto em tão pouco tempo?

É exatamente isso que mostra esse curta-metragem impressionante, do jovem iraniano Syed Mohammad Reza Kheradmand, com o título “Thursday Appointment” (O Encontro das Quintas-Feiras).

O filme evidencia valores muito importantes, como o amor, o respeito, a boa convivência e, ao final, a generosidade com o outro, ao mostrar como pequenas atitudes podem fazer diferenças significativas.

Para melhor compreensão da mensagem, por se tratar de cultura e de língua diferentes, reproduzo a postagem feita no site “Aleteia”, a meu ver bem elaborada e bastante didática. Recomendo que você siga conforme a orientação indicada no texto.

O mundo precisa muito de mensagens assim. Confira:

“O curta-metragem iraniano consegue impactar e inspirar mudanças de comportamento em apenas 60 segundos

Não é preciso entender uma única palavra do idioma farsi, ou persa, falado pelo povo iraniano. As legendas em inglês ajudam a apreciar um pouco do poema recitado ao início, mas nem elas são estritamente necessárias para se captar a essência dos valores transmitidos por este belo curta-metragem, escrito e dirigido pelo jovem cineasta iraniano Syed Mohammad Reza Kheradmand, de apenas 20 anos.

A produção foi recentemente premiada no Festival do Cinema Africano de Luxor.

O curta se chama “Encontro das quintas-feiras” – e este título é revelador, mas quem não conhece a cultura iraniana precisará de uma breve explicação (nós o explicaremos ao final deste artigo, mas, antes de ler o último parágrafo, assista ao filme, embutido no texto da matéria).

Poderoso, o curta-metragem apresenta um casal de idosos que, dentro de um carro, se recita mutuamente um poema do persa Hafez, do século XIV. É muito arraigado no cotidiano da cultura persa o hábito de ler e recitar poesia, desde muito antes da tentativa de imposição de radicalismos xiitas pelo regime teocrático que tomou o poder no país a partir da revolução islâmica de 1979.

Quando o carro para no semáforo, os esposos percebem a intensa discussão de outro casal num carro ao lado, apesar da filhinha no banco de trás.

O gesto que o casal então realiza diz muito sobre o seu próprio casamento e sobre como pequenos detalhes que deveriam ser típicos do amor conjugal são capazes de ajudar a reconciliar.

Assista ao filme

Agora veja o filme e só depois leia o último parágrafo:

Leia daqui em diante só depois de ter visto o filme acima

Reparou que, na última cena, a esposa anciã já não está dentro do carro?

O título do curta-metragem é suficiente para explicar tudo a um iraniano que conhece os costumes do próprio país. As quintas-feiras são o dia em que se costuma visitar o túmulo de entes queridos nos cemitérios. As flores que o marido idoso estava levando eram para a esposa já falecida. Ao longo do trajeto, a “presença” dela no carro era a bela lembrança do viúvo que estava indo levar-lhe flores ao cemitério, enquanto recordava um poema que retratava o amor com que o matrimônio havia sido vivido.

_____________

A partir de matéria de Zoe Romanowsky para Aleteia em inglês

Fonte: https://pt.aleteia.org/2020/01/13/poderoso-filme-de-1-minuto-sobre-casamento-rende-premio-a-cineasta-de-20-anos/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Cineasta de 20 anos é premiado com o filme “Thursday Appointment” (duração de apenas 2min) – Impactante, sensacional!!!

  1. Jair Araújo disse:

    Simplesmente belo, belíssimo, comovente! Intraduzivelmente encantador, belo e comovente!

  2. Evaldo Corrêa disse:

    Um gesto de AMOR é capaz de mudar uma vida! Emocionante!

  3. MarcelloSLR disse:

    Molto bello!
    Pouco importa a cultura a que pertença ou a religião que abrace, o ser humano iluminado pelos valores do bem sempre será capaz de reconhecer ou realizar uma boa ação, pois se trata do conhecimento de leis universais.
    A recíproca é verdadeira…

  4. dulcedelgado disse:

    Lindo e emocionante. Obrigada por partilhar!

  5. Marden Soares disse:

    Relato comovente. Extremamente humano. Essencial nesse momento em que vivemos, de polarização e desavenças por motivos fúteis. Parabéns.

    • JCDattoli disse:

      Verdade, amigo Marden. Esse pequeno filme chega como um sopro para despertar – e reforçar – a importância do amor e da solidariedade em sentido amplo, ingredientes dos quais tanto necessitamos!!!
      Grato pelo comentário!

  6. Zé Rosa disse:

    Excelente !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s