Relacionamentos: ‘5 atitudes comuns nos casais de longa data’

Como temos visto (e aprendido), viver mais e viver bem tem nos ‘relacionamentos’ um fator-chave. Dando ênfase, em especial, para a relação afetiva, a vida a dois, é sabido que a existência de uma relação amorosa duradoura – e que seja positiva – tem sua indiscutível importância, até porque a manutenção de uma vida conjugal desgastante e infeliz faz exatamente o efeito contrário.

E para nos falar, ou nos relembrar, de como manter acesa a chama de uma boa relação a dois com o passar do tempo, reproduzo artigo bem objetivo, publicado no site “Envelhecer sem vergonha”, com cinco dicas de atitudes interessantes e simples, ao alcance de todos, desde que haja vontade das partes, é claro!

Essas atitudes podem servir, efetivamente, como tempero para “renovar seu amor todos os dias”, inclusive para as relações conjugais de longa duração, compreendendo pessoas de faixas etárias mais avançadas, até porque a felicidade (pode) deve estar no dia a dia e independe de idade.

Leia a seguir:

“5 atitudes comuns nos casais de longa data

O casal que se diverte unido permanece unido? O casal que reza unido permanece unido? Há muitas coisas que os casais podem fazer para manter um relacionamento amoroso e duradouro.
Talvez alguma coisa não funcione para todos os casais, mas podemos dizer com convicção que passar momentos divertidos ao lado do parceiro é o segredo para manter a conexão no relacionamento.

Com o passar dos anos, entretanto, quando tudo já não é mais uma novidade, é fácil se tornar indiferente e parar de se preocupar em manter uma relação saudável. Isso não significa que não existam muitas coisas que você ainda pode fazer — até mesmo em um relacionamento de longa data — para renovar seu amor todos os dias.

1. VIAJAR JUNTOS

Mesmo que o dinheiro esteja curto, não descarte esta opção. Não é preciso fazer um cruzeiro de luxo ou comprar uma passagem de avião para fugir da rotina e explorar novos lugares. Se você estiver cansado da rotina, não há nada melhor do que respirar novos ares. Reserve um fim de semana romântico em uma pousada e desfrute da tranquilidade do campo. Faça uma viagem para uma cidade vizinha e aproveite para visitar aquele museu ou outra atração que você sempre quis conhecer. As novas experiências são revigorantes, especialmente se você estiver ao lado de quem ama. Além disso, essas experiências ficarão na sua memória e você poderá conversar sobre elas por muitos anos.

2. RIR JUNTOS

Sabemos que a vida não é fácil, por isso, para continuarmos vivendo, é saudável ter senso de humor. Como rir é o melhor remédio, a comédia pode nos ajudar a fugir da rotina. Você pode aliviar a tensão de uma situação com um comentário engraçado, assistir a um filme divertido. Se você quiser se aventurar, consulte a programação de sua cidade para peças e apresentações humorísticas.

3. SAIR JUNTOS

Só porque vocês estão juntos há muito tempo não significa que os encontros românticos fazem parte do passado. Reservar um dia – uma vez por semana, mais ou menos – para sair, se esquecer das responsabilidades e se concentrar apenas em vocês dois. Estas são atitudes essenciais para manter a comunicação aberta e o romance vivo. Se estiver cansado da rotina, essa também seria uma boa oportunidade de se arrumar e sair de casa. Aproveite para conhecer aquele restaurante novo. Prepare uma cesta de piquenique e vá ao parque. O mais importante é fazer um programa a dois. Não se esqueça de deixar o telefone de lado!

4. TRABALHAR JUNTOS PARA ATINGIR UMA META

Enquanto gerenciam as finanças e cuidam dos filhos, é fácil se distanciar e sentir que vocês não passam de colegas de quarto. Quais são suas metas em comum? Encontre algo que vocês dois queiram fazer e vá em frente. Uma opção é definir uma meta de perder 5 quilos. Outra pode ser um projeto de reforma da casa que estava sendo negligenciado. Assim, vocês terão mais um assunto para conversar e poderão sentir que formam uma parceria.

5. SAIR DE MÃOS DADAS

A intimidade é uma parte importante de qualquer relacionamento, mas às vezes nos esquecemos de que isso não significa apenas sexo. Até mesmo um toque ou um abraço pode liberar endorfinas e causar sensações de bem estar.. Então, quando estiverem passeando no shopping, forem a alguma festa ou caminharem no parque, segure a mão do seu parceiro. Além de ser um gesto romântico, o ato físico de conexão se transformará em proximidade emocional.

Fontes:http://www.huffingtonpost.com/2015/03/06/what-long-lasting-couples-do-differently_n_6808436.html, acessado em 03/10/2019 https://www.getold.com/5-things-long-lasting-couples-do-differently, acessado em 03/10/2019 

Publicado em: https://www.envelhecersemvergonha.com.br/amor-e-sexo/5-atitude-dos-casais-de-longa-data

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Relacionamentos: ‘5 atitudes comuns nos casais de longa data’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s