‘Conheça os 4 Temperamentos, e como isso pode afetar sua vida’ (vídeo)!!!

Começo as postagens da semana trazendo mais um vídeo interessante, no campo do Autoconhecimento, que aborda aspectos da personalidade humana, ou, mais especificamente, tipos de comportamento do indivíduo, com ênfase para “os 4 Temperamentos”, cujas ideias originais surgiram por volta de 400 a.C.

De fato, é muito importante atentarmos para esses aspectos, para que nos conheçamos melhor e façamos os nossos próprios aprendizados em termos comportamentais, com vistas ao bem viver no dia a dia.

Esse melhor discernimento individual ajuda, de alguma forma, na expansão da nossa capacidade de perceber e compreender o outro, propiciando melhorias nos relacionamentos, cujos desdobramentos são os mais amplos possíveis: relações familiares, com amigos, sociais e, por certo, sua natural influência na atuação profissional.

É claro, isso não quer dizer que o tipo de característica pessoal (temperamento dominante) seja bom ou ruim. Até porque a pessoa pode ter características compreendidas em mais de um tipo. Mas acredito que, ao menos, seja recomendável bom nível de consciência a esse respeito.

Aliás, tenhamos em mente que a classificação aí apresentada traz subjetividade, não é absoluta, mas nos oferece bom referencial. Na minha compreensão, em síntese, ter contato com esse conhecimento e refletir sobre os tipos em destaque trazem significativa contribuição para o nosso processo de aprimoramento pessoal, que é desafiador e deve ser constante!

O vídeo, bem-produzido e com animação, foi publicado no canal SejaUma PessoaMelhor, no YouTube, em 3/março/2021, e tem duração de apenas 6:45.

Confira:

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para ‘Conheça os 4 Temperamentos, e como isso pode afetar sua vida’ (vídeo)!!!

  1. Jose Paes Landim disse:

    Belissima.mensagem. Nada a acrescentar, senão parabenizá-lo pela feliz ideia de divulgá-la, para enriquecimento do seu Blog. Forte abraço.

  2. dulcedelgado disse:

    Apesar de poder haver algum mais consistente…creio que temos um pouco de cada um, dependendo das circunstâncias e da altura da vida.
    Como sempre, bem interessante e educativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s