Sobre Longevidade e Saúde, destaco hoje abordagem muito interessante, a meu ver essencial, preconizada pelo médico Maurício Tatar, autor do livro “Cuidar de si: uma busca interior da saúde total”, que vi agora em matéria recém-publicada no blog LONGEVIDADE: MODO DE USAR.
O médico é homeopata, acupunturista, psico-oncologista e especialista em dor. Diz, em essência, ser um médico de família.
g1.globo.com
O Dr Maurício reforça a importância de nos dedicarmos à busca das nossas próprias respostas, valorizando o autoconhecimento e o autocuidado, fatores que tenho enfatizado aqui no blog com boa frequência, dentro da convicção de que viver mais e viver bem, com autonomia, disposição e saúde plena não acontecem por acaso. É resultado dos bons hábitos e das escolhas apropriadas que fazemos desde cedo.
Dito de outra maneira, as pessoas precisam estar conscientes de que a saúde em dado momento é consequência, fundamentalmente, de uma construção cumulativa, ou seja, decorre da forma como o indivíduo viveu em cada dia que ficou para trás.
Nesse contexto, afirma o médico que “saúde vem de dentro para fora. Há perguntas que cada um deve se fazer: estou bem? Estou me cuidando? Estou me respeitando?” Sobretudo, ele chama a atenção para os comportamentos e atitudes mentais, sendo os pensamentos um fator decisivo.
O artigo, enxuto e agradável, traz um conteúdo enriquecedor. Vale muito a leitura!
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!