E o blog completa 7 anos: vamos reviver essa jornada – obrigado a você!!!

Peço licença para fazer uma postagem diferente, nesta segunda-feira, pela marca dos 7 anos de vida alcançada pelo blog, e com isso celebrar aqui esse feito, dedicando especial agradecimento a você, que simboliza cada um dos integrantes dessa honrosa comunidade de leitores e seguidores. O meu muito obrigado!

Este espaço virtual batizado como O Bem Viver (obemviver.blog.br), inserido no mundo da “blogosfera”, resulta de uma das primeiras ações constantes do replanejamento de vida que tracei para o novo ciclo que se descortinava, iniciado no último trimestre de 2013, com a chegada da aposentadoria formal de uma jornada laboral vitoriosa, após quatro décadas de muita dedicação, aprendizados e conquistas profissionais.

Essa atividade, absolutamente nova para mim, que estreou em maio de 2014, com postagens regulares a partir do dia 22 daquele mês, tem proporcionado ganhos intelectuais, sociais e emocionais que superam as melhores expectativas imaginadas, num caso daqueles em que se pode afirmar: valeu o esforço e o empreendimento!

E motivos para essa satisfação não faltam! Vejamos:

Estimular a atividade cognitiva – escrever, pesquisar, encontrar conteúdo engrandecedor para publicar, levar boa informação e reflexões de valor em termos de autoconhecimento, espiritualidade, saúde e qualidade de vida, processo de envelhecimento e planejamento da aposentadoria, relações interpessoais, liderança, psicologia e comportamento, mensagens motivacionais, educação e leitura, além de música, são temas que estão no nosso foco principal de atuação e linha editorial. Pessoalmente, colho evidentes benefícios com essa atividade, pela aquisição de conhecimentos, abertura da mente, ativação cerebral, contribuindo, segundo revelado pela neurociência, para que as diversas regiões do cérebro estejam ativadas e a minha capacidade cognitiva se mantenha ativa;

Cumprimento de um propósito maior – muito bom sentir que o blog contribui, em alguma medida, para a elevação do nível de consciência dos leitores sobre aspectos relevantes para a vida pessoal e profissional, para o bem-estar e a qualidade de vida. Portanto, ter a sensação de que esses conteúdos positivos levam algum valor para leitores e seguidores, cujo honroso contingente é também formado por cidadãos residentes em outros países, é muito gratificante;

Rede de relacionamentos – criar, ampliar e cultivar os relacionamentos sociais como um todo, de larga amplitude, que também rendem boas amizades, é outro fator muito gratificante da existência do blog. Vale realçar que as interações mais diretas acontecem, primariamente, pelos comentários/respostas registrados, mas ocorrem também por mensagens via whats, e-mail e até mesmo por contatos telefônicos;

Boa ocupação do tempo – sentir-se útil, utilizando algumas horas do dia para boas causas como essa do blog, que implica na realização de pesquisas, na preparação dos posts e, em desdobramento, na leitura de comentários de leitores e preparação de respostas para as interações havidas em cada postagem, o que resulta em atividade indiscutivelmente prazerosa e saudável.

Dessa dinâmica do dia a dia, cujos aspectos principais procurei retratar até aqui, o resultado é um tipo de simbiose criada na relação do blog com os seus seguidores, tanto os regulares (inscritos/assíduos) quanto aqueles leitores que nos prestigiam ocasionalmente, conforme o tema abordado nas postagens.

Assim é que, por conta do vínculo real já estabelecido com a audiência, aliado ao compromisso que assumi quando da concepção deste veículo, levo muito a sério a atividade de administração do blog, como não poderia ser diferente.

Alguns números para ilustrar

A esse respeito, considerando o tempo de vida do blog, 7 anos de existência, correspondendo a 2.557 dias no ar (de 22/5/2014 a 23/5/2021), não tenho dúvida de que o nível de atividade, de interesse do público e de interação havidos até aqui denotam o êxito deste espaço virtual. Para ilustrar, os números não me deixam mentir, tendo por base alguns dados estatísticos disponibilizados pela WordPress, provedora do aparato tecnológico que suporta o blog:

– 1.849 posts publicados

– 6.000 comentários

– 2.221.031 visualizações

– 802 seguidores cadastrados regularmente.

Três posts emblemáticos

Também a título de ilustração, como exemplo de algumas coisas importantes (e mais impactantes) que rolaram por aqui nessa jornada, separei três posts, de links abaixo, sendo:

i)“Os filhos escolhem os pais” – vídeo com a médica antroposófica Ana Paula Cury, duração de apenas 2:28, postado em 7/fevereiro/2017, que obteve a mais espetacular audiência (cerca de 700 mil visualizações e mais de 100 comentários);

ii) “O Bem Viver” – canção autoral, àquela altura emblemática pelo mergulho no autoconhecimento, que escrevi em 2014, na época da criação do blog. A composição deu início a uma série de gravações musicais em estúdio, tendo sido postada aqui em duas oportunidades, sendo a última em 8/novembro/2015;

iii) “O ciclo de vida e as idades dos humanos”, artigo autoral postado em 21/junho/2017, que tem chamado a atenção do público desde então, figurando em quarto lugar no ranking dos posts mais visualizados aqui no blog.

Confira nestes links, se quiser conhecer, rever ou matar saudade das referidas publicações:

https://obemviver.blog.br/2017/02/07/os-filhos-escolhem-os-pais-um-video-impactante/

https://obemviver.blog.br/2015/11/08/o-bem-viver-musica-de-autoria-propria-nova-gravacao/

https://obemviver.blog.br/2017/06/21/__trashed-2/

Para fechar, vale dizer que tudo isso não estaria acontecendo sem você, que me acompanha, que confia na linha do blog e nos propósitos que orientam esse idealizador e administrador. Assim, receba o meu sincero muito obrigado!, com a certeza de que ainda estaremos nessa agradável interação e convivência virtuais por um bom tempo, claro, até quando estiver evidente de que vale a pena seguir a toada.

Abraço fraterno!

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

24 respostas para E o blog completa 7 anos: vamos reviver essa jornada – obrigado a você!!!

  1. claudio vieira disse:

    parabens pela conquista !
    já passou para minha rotina aguardar novos posts ,com belas mensagens
    um grande abraço e permaneça no sucesso , que certament é merecedor

  2. Davi Dattoli disse:

    Parabéns Clóvis! Que o blog continue por longos anos, trazendo temas dos mais variados….

  3. Panografias disse:

    Só tenho que agradecer pelas diversas pérolas de sabedoria com que nos presenteia diariamente meu caro amigo Datolli… que venham mais 7 anos e que seus dias sejam abençoados e produtivos! Um forte abraço

  4. Márcia Tauil disse:

    Agradeço pelo seu tempo em prol de tantos assuntos interessantes que você nos presenteia.

  5. Sergio Roberto Silva Dattoli disse:

    O BEM VIVER….A META DE TODOS!
    parabéns pela sua LONGEVIDADE!

  6. OSVALDO CARNEIRO FILHO disse:

    Clóvis , vc faz o que gosta. Sente prazer em provocar felicidade nas pessoas .
    Parabéns pelo êxito da sua comunicação.

  7. dulcedelgado disse:

    Muitos parabéns pelo blog, pelo percurso trilhado após a aposentação, pelos interessantes artigos que vai partilhando com todos nós e obviamente também pelo seu talento musical.
    Desejo que esse caminho pela Vida e pelo blog seja longo, feliz e sempre um prazer.

    • JCDattoli disse:

      Dulce, muito grato pelo se generoso comentário, como de costume. Igualmente, tem sido agradável e enriquecedor acompanhar os seus posts sempre inspirados, por meio do blog “discretamente”, que vem de além-mares, pelas brisas portuguesas. Vamos nessa, passando adiante boas sementes! Abraço

  8. Parabéns! 7 anos é sinal de persistência e consciência🎉

  9. Vicente Fialkoski disse:

    Parabéns Dattoli. Vamos pra mais 7. Um abraço!

  10. Zé Rosa disse:

    Parabéns amigo Dattoli. Uma honra ter contribuído no início desta sua brilhante iniciativa de compartilhar conosco seus conhecimentos e ricas experiências devida. Sempre que me refiro a você e a este espaço nos posts do meu blog, o ZEducando, digo que O BEM VIVER é um blog-irmão daquele. Forte abraço e vamos em frente.

  11. JCDattoli disse:

    Obrigado, amigo Zé Rosa. É verdade, jamais esquecerei a ajuda e dicas preciosas da sua parte no início da gestação deste blog, na fase do bate-cabeça daquele momento, sabedor que era da sua experiência já acumulada com o “ZEducando”. Você foi figura importante, pelo que reitero aqui os meus mais sinceros agradecimentos.
    E vamos seguindo!
    Abraço fraterno

  12. Sonia Maria Pinheiro Velame disse:

    Parabéns! Que venham, pelo menos, mais 7. Muito obrigada!

  13. JCDattoli disse:

    Grato, querida Sonia. Você é incentivadora de primeira hora!!!
    Forte abraço

  14. Marden Soares disse:

    Amigo Dattoli: parabéns por alcançar este patamar. Não é uma marca fácil. Manter um blog exige dedicação e muito trabalho. Tenho acompanhado seus posts, sempre úteis e oportunos. Grande abraço.

    • JCDattoli disse:

      Muito obrigado, amigo Marden. Você muito ajudou e incentivou nesta jornada, desde o primeiro momento. Tem muito crédito para ser resgatado comigo! rsrs
      Reitero minha gratidão, com um forte abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s