“A busca eterna para prolongar a vida” – texto espetacular: você precisa saber!

Para seguir explorando o tema Longevidade, e em particular na busca de descobertas que nos levem a melhor entendimento a respeito do processo de envelhecimento humano, encontrei uma matéria que considero espetacular, pelas informações apresentadas, muito esclarecedoras!

Trata-se de transcrição, vertida para o português, da fala da Australiana Dra Elizabeth Blackburn para o TED, ela que é ganhadora do Prêmio Nobel em Medicina, versão 2009, por seu trabalho pioneiro na descoberta da natureza molecular dos telômeros. O texto foi publicado no site Portal do Envelhecimento e Longeviver, com o título “A busca eterna para prolongar a vida”.

Por que fico fascinado com esse tipo de conhecimento e por que, a meu ver, essas revelações são importantes?

Porque a pesquisadora traz respostas, de cunho científico, para o que acontece com o envelhecimento orgânico das pessoas, notadamente pela correlação direta entre estilo de vida e envelhecimento biológico do indivíduo, aí incluindo, naturalmente, aspectos como saúde e qualidade de vida. E tudo isso vem pelo estudo dos telômeros, que “são sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos”. 

Assim, a ciência, mais uma vez, traz comprovações de percepções gerais que muita gente acredita faz bastante tempo, como o fato de que o estilo de vida sob estresse continuado faz o indivíduo envelhecer mais rapidamente, assim como outras situações emocionais adversas. Nesses contextos, segundo a publicação, os telômeros encurtam mais rapidamente e isso envelhece as células mais cedo. Ao contrário, telômeros mais longos significam maior jovialidade.

Nas palavras da pesquisadora, o que tudo isso significa? “Significa que posso influenciar meus próprios telômeros e também os de outras pessoas. A ciência dos telômeros mostra como estamos todos interligados.”

Convenhamos, isso é fabuloso, verdadeiramente alentador, mas que cobra de cada um de nós um real zelo pelo próprio estilo de viver. Por essas e outras, fica evidente que a almejada condição de viver mais e melhor não é obra pura e simples do acaso!

Leia a publicação clicando no link abaixo:

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/a-busca-eterna-para-prolongar-a-vida/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s