Para seguir explorando o tema Longevidade, e em particular na busca de descobertas que nos levem a melhor entendimento a respeito do processo de envelhecimento humano, encontrei uma matéria que considero espetacular, pelas informações apresentadas, muito esclarecedoras!
Trata-se de transcrição, vertida para o português, da fala da Australiana Dra Elizabeth Blackburn para o TED, ela que é ganhadora do Prêmio Nobel em Medicina, versão 2009, por seu trabalho pioneiro na descoberta da natureza molecular dos telômeros. O texto foi publicado no site Portal do Envelhecimento e Longeviver, com o título “A busca eterna para prolongar a vida”.
Por que fico fascinado com esse tipo de conhecimento e por que, a meu ver, essas revelações são importantes?
Porque a pesquisadora traz respostas, de cunho científico, para o que acontece com o envelhecimento orgânico das pessoas, notadamente pela correlação direta entre estilo de vida e envelhecimento biológico do indivíduo, aí incluindo, naturalmente, aspectos como saúde e qualidade de vida. E tudo isso vem pelo estudo dos telômeros, que “são sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos”.
Assim, a ciência, mais uma vez, traz comprovações de percepções gerais que muita gente acredita faz bastante tempo, como o fato de que o estilo de vida sob estresse continuado faz o indivíduo envelhecer mais rapidamente, assim como outras situações emocionais adversas. Nesses contextos, segundo a publicação, os telômeros encurtam mais rapidamente e isso envelhece as células mais cedo. Ao contrário, telômeros mais longos significam maior jovialidade.
Nas palavras da pesquisadora, o que tudo isso significa? “Significa que posso influenciar meus próprios telômeros e também os de outras pessoas. A ciência dos telômeros mostra como estamos todos interligados.”
Convenhamos, isso é fabuloso, verdadeiramente alentador, mas que cobra de cada um de nós um real zelo pelo próprio estilo de viver. Por essas e outras, fica evidente que a almejada condição de viver mais e melhor não é obra pura e simples do acaso!
Leia a publicação clicando no link abaixo:

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/a-busca-eterna-para-prolongar-a-vida/