“O Prazer Esmagador da Solidão” – boas reflexões (vídeo)!

Frases de Solidão - Mundo das Mensagens

Retomando o grande (e fundamental) tema Autoconhecimento, volto hoje com mais algumas percepções filosóficas e psicológicas sobre a condição de “estar sozinho”, até para que consigamos distinguir cada vez melhor os conceitos de solidão (a dor de estar sem companhia, sozinho) e de solitude (sentimento positivo de estar sozinho, por opção, por desejo, mas não plenamente desconectado de interação/socialização).

Quando focalizamos, em particular, a solitude, que representa um tipo de comportamento fora dos padrões sociais mais comuns, de pronto brotam questionamentos os mais diversos. Por exemplo: se somos seres sociais, por que adquirir o gosto de ficar sozinho? De morar só? Por que estar na companhia dos outros incomoda? O que um solitário está mesmo buscando?

O vídeo selecionado, do canal Epifania Experiência, publicado no YouTube em 23/janeiro/2020, traz novas perspectivas e, naturalmente, oportunidade para que possamos refletir sobre esse tema instigante.

Convenhamos, oportunidades como essas vêm em auxílio do nosso processo de autoconhecimento, contribuindo também, por extensão, para o aprimoramento da nossa capacidade de melhor compreender quem opta por estar sozinho. Como disse o escritor Jair Araújo, no seu belíssimo artigo Solitárias divagações, que postei aqui em 3 de agosto passado:

Iludem-se os que pensam que os solitários vivem em permanente estado de solidão!”

Assista ao vídeo a seguir (duração de apenas 6:48):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s