O ciclismo é bom para todos – e para os idosos são muitos os benefícios!!!

É visível que a utilização de bicicletas nas cidades aumenta continuamente pelo mundo afora. No Brasil não é diferente!

Algumas razões explicam esse fenômeno, entre as quais destacaria: i) maior conscientização das pessoas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida; ii) necessidade de redução de emissão de gases tóxicos, que causam poluição e comprometem o meio ambiente, em boa medida provocada pela circulação de veículos automotores; iii) em consequência, adaptações nas vias urbanas vêm sendo implantadas, principalmente nas grandes cidades, promovendo a restrição de circulação dos veículos convencionais e, ao mesmo tempo, buscando estimular a utilização de veículos não motorizados, em especial as bicicletas, que assim ganham vias exclusivas para circularem com maior conforto e segurança.

Pessoalmente, pensando cá com meus botões, eu que na fase de crescimento e na adolescência andava de bicicleta todos os dias e para todos os lugares, acabei perdendo esse hábito faz tempo… Agora, nos dias atuais, devidamente enquadrado na faixa etária dos idosos, me dou conta de que preciso voltar à condição de ciclista, ainda que a prática objetive complementar outras atividades físicas saudáveis e também o lazer.

E por que essa ficha caiu agora?

O estalo me veio, em particular, ao acabar de ler o artigo “Andar de bicicleta conserva a saúde dos idosos”, publicado ontem no site TudoPorEmail.

Temos aí um conteúdo bem interessante, com algumas informações e argumentos consideravelmente estimulantes para que passemos a incorporar o hábito de pedalar uma dessas “magrelas”, a exemplo de: fortalece a saúde mental/a cognição; trata-se de exercício de baixo impacto e estresse; promove a queima de calorias (ajuda na perda de peso); contribui para desacelerar o processo de envelhecimento e reduzir o risco de morte; trabalha o equilíbrio; estimula o bom funcionamento do sistema imunológico.

Claro, os cuidados básicos para quem se lança nessa prática precisam ser tomados, como atenção com o trânsito de veículos e pessoas, uso de capacete e outros itens recomendados, evitar sair pedalando por aí se não estiver se sentindo bem, particularmente se apresenta tontura e sinal de fraqueza. Ou seja,, o ciclista tem que ser, antes de tudo, um responsável para consigo mesmo e para com os outros.

Assim sendo, a alternativa de pedalar “indoor” em bicicleta ergométrica (em casa, na academia etc.), caso não seja possível sair pedalando pelas ruas, ao ar livre, é alternativa que deve ser considerada, segundo as pesquisas.

Dito tudo isso, é legal perceber que andar de bicicleta é estratégia a ser considerada para quem deseja estar em forma, mesmo para quem já passou dos 60, por ser mais um recurso a ser incorporado ao arsenal de ações voltadas para o envelhecimento ativo e, claro, para que a sua longevidade seja mais duradoura e prazerosa possível. Por que não?

Confira o artigo mencionado (link abaixo):

Benefícios do ciclismo para idosos

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=16475

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O ciclismo é bom para todos – e para os idosos são muitos os benefícios!!!

  1. Davi Dattoli disse:

    Excelente artigo!!

  2. Zé Rosa disse:

    Excelente artigo. A partir desse ano me considero um ciclista. Pedalar é para mim o melhor esporte. Abs.

  3. Jose Paes Landim disse:

    Meu caro Dattoli, você.me fez voltar a bons tempos de minha adolescência, quando a bicicleta era meu veículo preferido, inclusive para algumas idas e vindas a lugarejos próximos à cidade. Já aposentado, ao passar alguns.meses no Cananá, fiz, em companhia de uma amiga ali.residente, uma excursão de bicicleta às margens de grandes lagos que circundam a cidade de Montreal, chegando-se a algumas localidades vizinhas. Memorável passeio. Coincidentemente, estou pretendendo comprar uma, não apenas como homenagem aos meus bem próximos 93 anos, que espero não me decepcionar ao utilizá-la novamente, como, também, para reviver tão saudável exercício em benefício de minha saúde, aproveitando os espaços da Vila Morena. Forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s