10 dicas para melhorar seus relacionamentos

Significado de Relacionamento (O que é, Conceito e Definição) - Significados
significados.com.br

Os relacionamentos interpessoais, os afetivos/familiares, aqueles com os amigos, também os profissionais e sociais, contribuem significativamente para o nosso bem-estar e consequente sensação de felicidade. Cada um com a sua importância e devido peso, é claro.

Aliás, aquela famosa e mais longeva pesquisa sobre felicidade, da Universidade Harvard, já reportada aqui no blog, traz a qualidade dos relacionamentos como fator da mais alta importância para que a pessoa se sinta feliz.

Portanto, esse é um ponto para termos sempre em mente, com a devia atenção!

A esse respeito, dou destaque hoje para 10 dicas bem objetivas, elaboradas por duas psicólogas, para que você possa melhorar os seus relacionamentos, em matéria que foi publicada no site Mundo Interpessoal. São alguns e pequenos detalhes que podem fazer grande diferença.

Leia a seguir:

“10 dicas para melhorar seus relacionamentos

1 FAÇA UMA AUTOAVALIÇÃO

Não adiantar tentar estabelecer um contato com outra pessoa sem compreender o que se passa em sua cabeça. Conhecer suas qualidades e seus defeitos é um passo importante para mudar a si mesmo e contribuir de forma positiva para um relacionamento. “Assim, você vai cobrar menos do outro e aprender que nós precisamos nos preencher e essa pessoa vem para nos transbordar. Ou seja, ela não tem obrigação de saber o que eu quero e como eu quero. Isso é nosso dever.”

2 SEJA COMUNICATIVO 

Aqui, vale uma ressalva: ser comunicativo é estabelecer uma conversa com clareza e objetividade, em que há uma troca de ideias e opiniões com base em certos valores, como aceitação, compreensão e respeito. 

3 SAIBA ESCUTAR

Para que a dica anterior seja realmente eficaz, é importante seguir esta aqui. Quando escutamos de verdade, conseguimos compreender o que a outra pessoa pensa, de forma a dar continuidade em uma conversa sem querer se impor.

4 SEJA SINCERO

A sinceridade é uma das bases fundamentais de um relacionamento. Isso demonstra que você está baseando sua opinião em relação ao outro de tal maneira que se preocupa com ela – mesmo que sua opinião seja diferente. Mas é importante não confundir sinceridade com egoísmo, ou seja, querer impor seu ponto de vista por mera vaidade. “Evitar machucar o outro é algo que ajudará a manter a relação, mesmo quando precisamos acertar alguns pontos”

5 EDUCAÇÃO SEMPRE!

“Bom dia”, “com licença”, “desculpe-me” e “por favor” ainda são palavras essenciais para manter uma boa relação com as pessoas, pois elas demonstram respeito com a opinião e o espaço alheios. Mesmo que você julgue que o outro não mereça, pense se vale a pena se igualar a ele e deixar a educação de lado. 

6 DEMONSTRE INTERESSE 

Quando uma pessoa vem ao seu encontro para uma conversa, ela deseja compartilhar algo com você. Por isso, retribua essa atenção com interesse ao que ela vai expor. Seja receptivo para que elas não fiquem desconfortáveis ou inibidas, seja nesse ou em momentos futuros. 

7 PRESTE ATENÇÃO AOS DETALHES 

Percebeu que seu colega ficou cabisbaixo o dia todo? Chame-o para uma conversa e procure ajuda-lo. Seu parceiro ou sua parceira parece ansioso(a) com alguma situação? Pergunte se está tudo bem e ofereça ajuda. Quando tomamos esse tipo de iniciativa, é uma demonstração importante de cuidado com o outro. 

8 NÃO SEJA INVASIVO 

Caso perceba que uma pessoa não esteja bem (seja por qual motivo for), pergunte como ela se sente e se precisa de alguma ajuda. Mas é importante também respeitar o momento dela, pois essa “invasão” pode deixar o outro ainda mais fragilizado. 

9 COLOQUE O EGO DE LADO

Muitas vezes (principalmente nas redes sociais), entramos em uma discussão com família ou amigos somente pela questão do ego, sendo que, no final, não houve vencedores, e a relação fica desgastada. Nessa situação, repense se é tão válido mesmo se desgastar apenas para estar certo ou ficar em paz consigo mesmo e com os outros. 

10 CUIDADO COM COMPETIÇÕES

As competições são muito comuns no ambiente de trabalho e geralmente estimulam o desenvolvimento entre colegas. Quando elas começam a fugir do que é considerado saudável, podem criar situações desagradáveis e atingir outras pessoas. Por isso, é essencial ter essa percepção. Nas relações entre amigos ou familiares, isso também existe, mas o objetivo é conquistar a atenção do grupo. Mesmo assim, tome cuidado para não disputar afeto. “Estamos falando de um relacionamento, e não de uma competição”, lembre.

*Publicado originalmente na revista “Ciência em foco”

Ver a publicação em: https://mundointerpessoal.com/2019/08/como-melhorar-seus-relacionamentos.html

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Psicologia e comportamento e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para 10 dicas para melhorar seus relacionamentos

  1. Jose Paes Landim disse:

    Bem lembradas e de grande pertinência as 10 Dicas para melhorar seus relacionamentos. Na primeira, vi, a meu juízo, a dica mais importante dentre as demais, posto que, em nossa própria avaliação, olhando bem fundo para.nosso interior, com vistas a se checar nosso preparo, principalmente o.psicológico, está o segredo para que se tenha o desejado sucesso no cumprimento das 10 Dicas. Forte abraço com reiterados parabéns em nome da cultura.

  2. dulcedelgado disse:

    É sempre bom relembrar…para não esquecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s