‘Saber dizer “não” é importante para a vida, mas como aprender a fazer isso?’ !!!

Para hoje, trago um tema que não é dos mais simples, mas que precisa ser percebido em suas variadas facetas, para o seu bem e para o bem (verdadeiro) das pessoas com as quais você se relaciona, incluindo aquelas que lhe são caras: saber dizer “não”.

Pelo que facilmente se percebe, ganha espaço, a cada dia, a idealização de que ser educado, gentil, amável, bom amigo, bom pai etc. pressupõe a regra de dizer sempre sim, nunca dizer não, até porque dizer não pode ser interpretado como falta de amor. Ah… se tudo fossem flores, isso seria o mundo ideal…

Mas será que deve mesmo ser assim, como regra pré-assumida? Acredito que não deva. Entretanto, é preciso buscar a mínima preparação para dizer um recomendável, educativo e até providencial “não”. Vale dizer que a forma e a essência são fundamentais nesse particular!

Bem, na esteira da importância do “não”, a ser dito quando necessário, e considerando que para muita gente aí está um grande sofrimento, a questão complementar, que emerge em consequência desse tema focal, está em outra condição: como aprender a dizer “não”?

A respeito dessa interessante temática, encontrei o artigo ‘Saber dizer “não” é importante para a vida, mas como aprender a fazer isso’, de Heloísa Noronha, publicado dois dias atrás no blog VivaBem.Uol.

Na minha percepção, trata-se de excelente texto, objetivo e ao mesmo tempo esclarecedor, construído com base em opinião de algumas autoridades da área da Psicologia. Portanto, eis um conteúdo oportuno e de real utilidade. Vale pensar sobre isso!

Leia clicando no link a seguir:

negar; não; dizer não; negação - iStock - iStock

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

2 respostas para ‘Saber dizer “não” é importante para a vida, mas como aprender a fazer isso?’ !!!

  1. dulcedelgado disse:

    Creio que este saber/aprender a dizer não é tão importante na vida que, pouco depois do meu neto nascer, ofereci aos novos papás um livro que se chama “O não também ajuda a crescer”, esperando que o leiam com muita atenção!😊
    É na educação que tudo começa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s