“12 Dicas para Poupar Tinta na Sua Impressora” – Vale atentar!

O assunto que trago hoje é certamente de grande utilidade para um número crescente de pessoas, considerando que o trabalho a partir de casa (“home office”), o uso de computador e de impressora estão cada vez mais presentes na nossa realidade do dia a dia.

Particularmente, vamos enfatizar o uso de impressora e, em especial, conhecer algumas dicas legais e realmente úteis, pois servem de ajuda para que possamos economizar as tintas consumidas (e os cartuchos) nos processos de impressão.

Assim, faço referência à matéria que reproduzo abaixo, com “12 dicas para economizar tinta das impressoras”, publicada quatro dias atrás no site TudoPorEmail.

Confira – vale a pena atentar:

“12 Dicas para Poupar Tinta na Sua Impressora

dicas para economizar tinta da impressora

Na minha família, é motivo de piada o fato de que costumávamos gastar mais com cartuchos de tinta do que o que custou a impressora que compramos tempos atrás. A verdade é que essas caixinhas custam bem caro, e tendem a secar mais rápido do que você espera. Porém, com o passar do tempo, aprendi que não precisa ser assim. Economize tinta e dinheiro seguindo nossas dicas sobre como utilizar sua impressora de maneira inteligente.

1) Cuidado com impressoras baratinhas

Há uma grande quantidade de impressoras baratas no mercado, tanto de marcas conhecidas quanto outras menores. É importante ter cuidado ao comprá-las, pois as empresas que as vendem podem estar mais de olho no lucro através da compra de cartuchos de tinta do que na impressora. Ao comprar uma impressora, sempre verifique os preços dos cartuchos de tinta e a seu período de duração.

2) Use a fonte correta

Há alguns anos, um grupo de estudantes norte-americanos surpreenderam o mundo ao demonstrar que, se o governo utilizasse uma fonte mais fina, poderia economizar 400 milhões de dólares por ano. Ainda que você não vá poupar uma importância como essa, o uso de uma fonte simples e fina (como Garamond) pode melhorar o uso de tinta em 20%.  

3) Use a configuração de baixa qualidade

A menos que você esteja imprimindo coisas muito pequenas, não há necessidade de configurar sua impressora para um resultado de alta qualidade. Você pode mudar a configuração depois de enviar um documento para ser impresso, normalmente em “propriedades da impressora” ou algo parecido. Caso não haja real necessidade de usar cores, recomenda-se imprimir em preto e branco.  

4) Use cartuchos de tinta reciclados

Hoje em dia, muitas lojas oferecem tintas não originais em embalagens recicladas. Algumas oferecem até mesmo refil, se você trouxer seus próprios cartuchos. Os fabricantes de tinta dizem que isso poderá danificar sua impressora, mas não existem provas de que isso acontece.

5) Experimente usar um kit de refil em casa

Alguns cartuchos de tinta podem ser enchidos com um simples kit que você usa em casa e que pode ser encontrado nas lojas a preços baixos. O lado negativo é a provável bagunça criada pelo procedimento cada vez que for executado. Porém, se isso não for problema para você, vale a pena experimentar.  

6) Continue imprimindo

Assim como como seu carro lhe avisa que acabou a gasolina antes que o tanque esteja vazio, sua impressora também lhe avisará que está sem tinta, mesmo quando ainda tiver um pouco. Isso significa que você pode continuar a imprimir, mesmo com o nível de tinta baixo. A impressão ficará com um tom de cinza. Também ajuda tirar o cartucho e recolocá-lo.

7) Economize papel

Papel pode ser tão caro quanto tinta de impressão e você pode poupar um bom dinheiro imprimindo nos dois lados da folha. As impressoras mais modernas vêm com uma opção automática para isso, você só precisa acioná-la. Dê uma olhada no manual da impressora para ver como proceder.  

8) Economize espaços ao imprimir apresentações

Se você estiver imprimindo uma apresentação em PowerPoint, poderá colocar até quatro slides em uma página e ainda ler com facilidade. Isso economizará tanto tinta quanto papel. Para tanto, apenas veja no menu para impressão de PowerPoint e mude as configurações a seu gosto.  

9) Não imprima a folha de teste

Muitas impressoras fazem um teste de impressão quando você as liga sem necessidade. Veja no manual da impressora para ver como desabilitar essa função e utilize papel e tinta apenas quando realmente for preciso.

10) Imprima algo uma vez por semana

Se você não usar sua impressora por um longo tempo, a tinta no fundo do cartucho poderá secar, inutilizando todo o cartucho. Para evitar que isso aconteça, simplesmente imprima uma linha de um texto uma vez por semana. Use a mesma folha de papel para esse procedimento, com as linhas sendo impressas uma abaixo da outra.

11) Aguarde antes de desligar sua impressora

Após a impressão, o cartucho retorna para um compartimento protegido dentro da impressora. Se você forçar uma parada antes que o procedimento seja finalizado, poderá fazer com que a tinta seque ou até mesmo provocar um vazamento.

12) Imprima apenas a versão final

Não existe mais desperdício do que imprimir algo, descobrir um erro e ter que imprimir de novo. É importante conferir a ortografia e layout de página antes de imprimir um documento para certificar-se de que não será necessário repetir a operação.

Veja a publicação original: https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6479

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Marketing e Tecnologia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “12 Dicas para Poupar Tinta na Sua Impressora” – Vale atentar!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito boas as dicas, valeu !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s