
Para nossa inspiração neste sábado, vamos hoje de dois tipos de arte, com música e pintura apresentadas ao mesmo tempo, em um vídeo verdadeiramente deslumbrante!
Na última quarta-feira, quando vi o vídeo em um grupo de whatsapp, fiquei bastante impactado com tamanha beleza. Aí, o mais difícil foi segurar a espera até o dia de hoje, para finalmente fazer esta postagem (rsrs).
O vídeo traz a linda canção Vincent (Starry Starry Night), de 1971, que você deve conhecer, escrita e interpretada por Don McLean (cantor e compositor dos Estados Unidos), pelo sucesso que a composição musical alcançou, tendo sido incluída na trilha musical de alguns filmes, entre os quais Loving Vincent.
O que pode ser revelador para muita gente, imagino, é a motivação de McLean para escrever essa obra. Trata-se de um tributo a um dos mais influentes pintores ocidentais, o holandês Vincent van Gogh (1853 – 1890), após o compositor ter lido um livro sobre a biografia daquele famoso artista plástico.
O título da canção refere-se ao quadro “Starry Night” (Noite Estrelada), uma das mais famosas pinturas do artista holandês, de 1889. De acordo com o portal Wikipédia, “A obra retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista.“
O vídeo, pela qualidade da música, da interpretação e pela ilustração com imagens das telas de Van Gogh, oferece um conjunto de rara beleza e, no meu sentir, verdadeiramente esplêndido!
Por essa riqueza e pela emoção que transmite, o maravilhoso vídeo já conta com mais de 700 comentários. Para ilustrar um pouco as reações do público, perfeitamente compreensíveis(!), destaco dois dos referidos comentários:
“Essa música é uma obra de arte tão valiosa quanto as pinturas de Van Gogh!”
“Esta música está tão bonita: paradoxalmente triste e feliz em simultâneo… Triste por contar uma história tão profunda como a de Vincent, e feliz por finalmente sentir que alguém compreende van Gogh tão bem. Como eu adorava que Vincent ouvisse isto…“


A seguir, assista ao vídeo, com legendas em português, que foi publicado no YouTube em 26/fevereiro/2016, no canal Musica&Poesia !!!
Diir-se-ia apenas que são duas preciosidades, de tamanha beleza, que se fundem numa só: A música, que caberia o superlativo linda, e o tributo ao gênio da pintura Vincent Van Gogh. Com que emoção foi tomado o autor da música, Don McLean, para, em tão comovente homenagem, contemplar-nos com essa preciosidade, voltada para quem fez por merecê- lo. Quem haveria de imaginar que uma vida tão curta, de apenas 37 anos, deixaria ao Mundo das Artes tão belo acervo artístico, do que melhor nos falam seus quadros a enriquecerem tantas Galerias mundo afora.
Repito que me emocionei tanto com a música, quanto com a letra, posto que ambas têm a linguagem da alma, que é a única linguagem que toca fundo minha sensibilidade. Forte abraço com Parabéns pela postagem.
É verdade, amigo, quanta emoção (boa) nos proporciona esse vídeo. Sempre grato pelos seus generosos e ricos comentários!!!
Um grande abraço
Excelente, como sempre. Digno de se espalhar, porque espalhar coisas boas num mundo distópico é importantíssimo ! Forte abraço. José Rosa.
Com toda a certeza. Precisamos levar essas mensagens bonitas para iluminar o mundo!
Uma belíssima homenagem deste cantautor a um pintor muito especial…e uma belíssima canção que tem acompanhado a nossa vida!
Grato pelo comentário!
Pingback: Don McLean e Van Gogh | ZÉducando