Como praticar o DESAPEGO – uma reflexão sempre essencial!

Quadro desapego no Elo7 | Frases Soltas (E3E2A0)
elo7.com.br

Se há um campo do comportamento que, na minha percepção, sempre oferece oportunidade para boas reflexões e aprendizados é do chamado “desapego”. Saber desapegar, acredito, é um dos aspectos importantes e, ao mesmo tempo, (muito) desafiadores para os humanos, ou para grande parte das pessoas.

Essa capacidade, na medida e na hora certas, fazem mundo bem, não tenho dúvida. Até porque desapegar, na sua acepção positiva, significa deixar fluir, estar mais leve, viver sem as amarras dos medos, ainda que o processo possa ser doloroso. E em muitas situações, para não nos esquecermos, o ato de desapegar oportuniza novas possibilidades, em sentido amplo.  

Acontece que desapegar de pessoas e coisas, aí incluídos relacionamentos afetivos e o próprio trabalho que vem assumindo sem sentir realização, desestabiliza muita gente, evoca medos, dúvidas, até certa paralisia (aceitação pelo princípio do menor esforço), levando a adoecimentos.

A esse pretexto, o notável guru indiano Osho (1931 – 1990), de forma bem mais incisiva, assegura, ao iniciar o texto O Desapego, a ele atribuído: “O amor é a única libertação do apego. Quando você ama tudo, não está preso a nada.”

Romper vínculos envolve muitas variáveis, por certo. Nesse contexto, precisamos refletir e estar sempre atentos aos nossos apegos, a tudo o que vamos acumulando, mantendo e tolerando com o passar do tempo. Encontrar um ponto de equilíbrio a esse respeito é fundamental e, convenhamos, um constante desafio.

Bem, sobre o tema e algumas das suas variáveis, faço referência mais destacada, hoje, ao bem interessante artigo, de texto relativamente enxuto, com o título “Relações, objetos: como praticar o desapego quando algo já não serve mais”, publicado ontem no blog VivaBem, escrito com base em opiniões de alguns especialistas da psicologia.

Para a leitura, clique no link abaixo. Gostei!

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s