“15 profissões em alta no Brasil” – fique por dentro!

Como informação, seja para reorientação de foco e de carreira, para atualização de competências etc., ou seja por mera curiosidade, é bom saber como está a demanda por profissionais no mercado de trabalho, em especial nestes tempos de muitas e rápidas transformações.

Sobre isso, reproduzo interessante matéria publicada no portal cnnbrasil.com.br, no último dia 5, mostrando as 15 profissões em alta aqui em nosso país, segundo o LinkedIn. As demandas por profissionais especializados nas áreas de saúde (muito óbvio, em tempos de pandemia), além de tecnologia e de marketing/vendas, que também seguem aquecidas, integram esse ranking.

Confira:

Médico especialista
Médico especialista
Foto: National Cancer Institute / Unsplash

A pandemia do novo coronavírus fez com que aumentasse a contratação de médicos e enfermeiros em todo o Brasil. A procura por profissionais especializados é até maior do que de generalistas, segundo um levantamento feito pelo LinkedIn. Para se ter ideia, no ano passado, houve aumento de 820% nas contratações de enfermeiros de terapia intensiva.

Não é por um acaso que a categoria de médicos especialistas lidera o ranking de profissões em alta em 2021, de acordo com a rede social. As localidades com maior número de contratações são São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na segunda colocação, está a área de tecnologia. A maior procura é por engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de backend, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de frontend, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética. De acordo com o LinkedIn, 20% das contratações foram para funções remotas — ou seja, essa parcela dos profissionais trabalha em home office.

Profissões em alta em 2021

Ranking         Profissão

1                      Médicos especializados

2                      Cargos em tecnologia

3                      Farmacêuticos e pesquisadores

4                      Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

5                      Especialistas em e-commerce

6                      Profissionais autônomos de conteúdo digital

7                      Especialistas em marketing digital

8                      Profissionais de finanças

9                      Telemarketing

10                    Cargos de apoio a saúde

11                    Serviços criativos

12                    Análises de dados

13                    Cargos de sucesso de clientes

14                    Profissionais do setor de varejo

15                    Especialistas em saúde mental

Fonte: LinkedIn

Fechando o pódio está a categoria de farmacêuticos e pesquisadores. De acordo com o levantamento realizado pelo LinkedIn, as principais competências solicitadas por grandes organizações de pesquisa, como o Instituto Butantan, IQVIA e PRA Health Sciences — que, alías, estão entre as empresas que mais contrataram em 2020 — são monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica, hematologia e 5S.

Vendas e mídia

Em meio a uma crise mundial, saber se adaptar às constantes mudanças é essencial. Por isso, os cargos de vendas e desenvolvimento de negócios ocupam o quarto lugar do ranking de empregos em alta. A busca por profissionais capacitados em negociação, gestão comercial e pré-venda está aumentando. Outros como, planejador de negócios e gestão de vendar também estão em destaque. 

As contratações no setor de telemarketing cresceram 67% em 2020 e atraíram a força de trabalho mais jovem do Brasil, com idade média de 21 anos. As principais localidades foram São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

As vendas no mundo online também demandam cada vez mais profissionais. As empresas começaram a contratar mais especialistas em e-commerce para liderar cargos de logística e marketing digital. O domínio em produtos SAP, operação de depósito, controle de estoque e gerenciamento de categoria de suprimentos estão entre os mais procurados, segundo a plataforma. 

Além do comércio, o setor de mídia cresceu muito na internet durante a pandemia. Com isso, muitos YouTubers e podcasters enxergaram mais uma oportunidade para divulgar seu conteúdo on-line e ganharem visibilidade. Com a expansão, o ramo obteve um aumento de 74% nas contratações de 2020. Por isso, as experiências em podcasts, YouTube e edição de vídeo têm sido essenciais nos currículos. 

Nesse mesmo sentido, marketing digital e gestão de mídias digitais têm sido cada vez mais importante. Essa categoria atraiu um grupo demográfico mais jovem, com idade média de 24 anos, e 60% do total das contratações de 2020 foram de mulheres.

Cargos de apoio à saúde e às finanças

Com a turbulência na economia e a incerteza nos mercados financeiros, não é de se surpreender que a experiência dos profissionais financeiros, de consultores a executivos, tenha sido muito procurada em 2020. As principais competências são serviços bancários, negociação, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, mercado de capitais e análise financeira.

Já a categoria de apoio à saúde teve um crescimento de 64% nas contratações, com cargos como balconista de farmácia e encarregado médico com a maior demanda. As principais competências são experiência em farmácia e com medicamentos, funções de recepcionista, atendimento ao paciente, análises clínicas e gestão de saúde.

*Com supervisão de André Jankavski e Natália Flach

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/02/05/confira-15-profissoes-em-alta-para-2021-segundo-o-linkedin?utm_medium=10todaybr.20210209&utm_source=email&utm_content=article&utm_campaign=10today

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em O ser humano no contexto das organizações e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para “15 profissões em alta no Brasil” – fique por dentro!

  1. magicamistura disse:

    Gratidão pelas informações ☺️✨

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s