Entre tantas situações de falta de consciência humana, constatar a enorme quantidade de animais abandonados pelas ruas, por aí afora, muito me sensibiliza.
A esse respeito, não sai da minha memória o estado de desamparo (e até de desespero) que demonstravam as centenas de cães e gatos que estavam temporariamente acolhidos em abrigo de animais, cerca de três anos atrás, quando eu e minha esposa fomos escolher a nossa cadelinha para adoção.
Foi nesse contexto que elegemos – e resgatamos – a nossa Lala, uma legítima cadela SRD (sem raça definida), com cerca de cinco anos de vida, sem qualquer registro sobre os seus antecedentes. Claro, estamos muito felizes com ela, bem comportada, extremamente fiel e amorosa, a encantar estes criadores de cães já acostumados com outras experiências. Vale muito a pena!
Bem, feito esse preâmbulo, a postagem de hoje tem o propósito principal de despertar mais e mais pessoas para essa realidade dos cães e gatos abandonados. Como será visto, trata-se de matéria interessante, publicada no site “revista pazes”, em 20 de janeiro passado.
A situação aí retratada, expressando uma realidade de abandono de pets, não foi no Brasil. Mas diria que por aqui o número de animais deixados pelo seus donos é muito elevado, resultando em significativo e lamentável percentual de bichinhos que acabam sendo sacrificados.
A matéria vai transcrita a seguir:
“Fotógrafo capta as lágrimas de um cão ao perceber que seria sacrificado

Os números são assustadores, cresce cada vez mais o número de cachorros abandonados nas ruas, cerca de 4 milhões de cães entram em abrigos a cada ano e cerca de 1,2 milhões de cães são sacrificados, a violência com os animais é reflexão da mais covarde desumanidade.
Era a eutanásia o destino de um pobre cachorrinho, que ao ser abandonado no abrigo, escorriam lágrimas de seus olhos.
Quando a High Plains Humane Society (HPHS), organização que visita abrigos para fotografar cães que precisam de adoção ou resgate, os fotógrafos ficaram de coração partido.
O cãozinho olhava para a câmera através das grades de sua jaula, com lágrimas nos olhos, parecia saber do seu trágico fim.

Os cães geralmente expressam sua tristeza fazendo sons ou guinchos e não produzem lágrimas devido à tristeza, mas mesmo que não signifique o sentimento, as lágrimas nos olhos do animal provam que algo está errado.
Mesmo que não fosse um real choro de tristeza, sua expressão clamava por ajuda e ajuda urgente.
As imagens do cãozinho foram publicadas e logo o abrigo foi bombardeado por ligações pedindo pela adoção da cadelinha que chorava.

Hoje, ela vive em um local seguro e cheio de amor, não é uma boa notícia? Que seja esse o destino de todos os animais!
Fonte indicada e adaptada: Zoorprendente “
Publicada em: https://www.revistapazes.com/fotografo-capta-as-lagrimas-de-um-cao-ao-perceber-que-seria-sacrificado/
Emocionante!
Uma realidade cruel…que muitas vezes tem um final feliz!