“DESIDERATA – Um poema profundo e engrandecedor!

Vi ontem, em grupo familiar do qual participo, esse texto precioso. Como não poderia ser diferente, fui buscar mais informações com o intuito de compartilhar o belo poema aqui no blog.

Especialmente pelo momento que ora vivenciamos, a ensejar necessárias reflexões e aprendizados no caminho do crescimento individual e do bem viver, referido poema nos chega mais do que oportuno, até porque estamos diante de um conteúdo que é atemporal e recheado de sabedoria!

Segundo registrado no site Revista Prosa Verso e Arte, o famoso poema “Desiderata” foi escrito em 1927 pelo poeta americano Max Ehrmann (1872-1945). Existe um mal entendido a respeito da autoria do poema, algumas publicações atribuem-na a um autor hindu desconhecido. Em alguns livros de referência, “Desiderata” é ainda amiúde considerado como tendo sido “achado” na velha St. Paul s Church, em Baltimore, e que data de 1692. Entretanto, ele foi realmente escrito por Max Ehrmann, (1872-1945) que registrou o copyright em 1927; o copyright foi renovado em 1954 por Bertha K. Ehrmann.

Em complemento, também como curiosidade, informa o site que o pároco da Igreja de Saint Paul em Baltimore, o Reverendo Frederick Kates, mimeografou o poema para os seus fiéis e posteriormente alguém o reproduziu e não incluiu o nome do autor, colocando a observação que o poema tinha sido “encontrado na Igreja de Saint Paul, datado de 1692”. Na verdade, o ano de 1692 é o de fundação da Igreja de Saint Paul.

Max Ehrmann – sculptor by Bill Wolfe

Feitas essas considerações, segue a transcrição do belo poema:

DESIDERATA

Siga tranquilamente entre a pressa e a inquietude, lembrando-se que há sempre paz no silêncio.

 

Tanto quanto possível, sem se humilhar, mantenha boas relações com todas as pessoas.

Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois eles também têm sua própria história.

 

Evite as pessoas escandalosas e agressivas. Elas afligem o nosso espírito.

Se você se comparar com os outros, tornar-se-á presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém superior e alguém inferior a você.

Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui, e mesmo sem você perceber, a Terra e o Universo vão cumprir o seu destino.

Desfrute das suas realizações, bem como dos seus planos. Mantenha-se interessado em sua carreira, ainda que humilde, pois ela é um ganho real na fortuna cambiante do tempo.

Tenha cautela nos negócios, pois o mundo está cheio de astúcias, mas não se torne um cético porque a virtude sempre existirá. Muita gente luta por altos ideais e em toda a parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo, principalmente. Não simule afeição. Não seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e tanto desencanto ele é tão perene quanto a selva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os arroubos inovadores da juventude.

Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão, e a despeito de uma disciplina rigorosa. Seja gentil para consigo mesmo.

Portanto, esteja em paz com Deus como quer que você o conceba e quaisquer que sejam seus trabalhos e as aspirações. Na fatigante confusão da vida, mantenha-se em paz com sua própria alma, apesar de todas as falsidades, fadigas e desencantos. O mundo ainda é bonito.

Seja prudente e faça tudo para ser feliz!

(Max Ehrmann).

Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/seja-prudente-e-faca-tudo-para-ser-feliz-o-famoso-poema-desiderata-de-max-ehrmann/

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento. Bookmark o link permanente.

10 respostas para “DESIDERATA – Um poema profundo e engrandecedor!

  1. Arnaldo de Castro Costa disse:

    Muito bom !

    Já até escrevi uma pequena crônica a respeito.

    Parabéns!

  2. Lindeza! Obrigada por compartilhar, Dattoli!

  3. Panografias disse:

    A primeira vez que li “Desiderata” também, meu querido amigo… fiquei tão encantado que fiz a mesma pesquisa, pois queria ler mais coisas do referido autor. Verdade é que sempre que leio, me vem a mente as obras de Khalil Gibran (que é outro autor magnífico). Realmente é uma relíquia. Obrigado meu caro por compartilhar sabedorias… um forte abraço!

    • JCDattoli disse:

      Muito grato, estimado Sandro, pelo gentil comentário. Esse é o espírito que buscamos seguir sempre aqui no blog. E fico feliz quando as mensagens agradam, ganham eco.
      Certamente, Gibran deixou um legado muito valioso, também atemporal.
      Ter por perto alguém do seu quilate, com tanto talento e conteúdo, é inspirador e honroso para mim!
      Abraço, amigo!

  4. Luci disse:

    Muito bom! Simples e apropriado, como tudo deveria ser. 👏👏👏

  5. Zé Rosa disse:

    Muito bom !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s