“Por que ‘respirar como um bebê’ pode ser benéfico à saúde” !

A respiração, ou melhor dizendo, a forma como respiramos, é sabidamente muito importante, é vital. Nem por isso, merece a devida atenção pela maioria das pessoas no dia a dia. Mesmo para os mais conscientes nesse particular, o processo de respirar acaba sendo esquecido em boa parte do tempo!

Ter uma boa capacidade respiratória é recurso primoroso, para a saúde integral. Com a chegada do novo vírus Covid, por tudo o que acompanhamos de pessoas conhecidas que foram contaminadas, também pelo que lemos e observamos, essa condição mostrou sua relevância no enfrentamento da temível doença.

Interessante registrar que, por sabedoria milenar dos povos orientais, a energia vital é reforçada – e despertada adequadamente – com a prática de uma respiração plena. Não é por acaso que nas práticas de autoconhecimento combinadas com atividade física, como meditação e yoga, por exemplo, tudo começa pelas técnicas respiratórias.

Mas… você tem atentado para a qualidade da sua respiração?

A respeito disso, vale a leitura da matéria abaixo reproduzida, publicada no último dia 23, no portal eletrônico da BBC NEWS Brasil, falando sobre respirar direito e seus inúmeros benefícios para a saúde do indivíduo, seja imediato ou no longo prazo, além de oferecer algumas dicas (bastante simples) para uma respiração correta. Na publicação, o referencial utilizado foi a forma de respirar dos bebês!

Confira a seguir:

“Por que ‘respirar como um bebê’ pode ser benéfico à saúde

Bebê dormindo
GETTY IMAGESOs bebês praticam a chamada respiração abdominal ou diafragmática, enquanto os adultos tendem a respirar de forma mais curta e superficial, usando o peito

Você provavelmente já ouviu a expressão “dormir como um bebê”, mas… e respirar?

À medida que envelhecemos, respiramos de maneira pior, explica Rebecca Dennis, especialista em respiração, à BBC.

E isso acontece apesar da nossa capacidade pulmonar aumentar com o passar do tempo — até os 35 anos, para sermos mais exatos, quando começa a diminuir.

De acordo com Dennis, muitos adultos tendem a respirar de forma superficial, fazendo movimentos musculares inadequados, como mover o pescoço e os ombros toda vez que inspiram.

O fato é que respirar mal tem consequências diretas em nossa saúde física e mental, conforme apontam vários estudos. Nos sentimos mais cansados, sem energia, temos dificuldade de nos concentrar — e, segundo Dennis, isso pode aumentar nossos níveis de estresse.

Por todas estas razões, a terapeuta sugere um retorno às origens: respirar da mesma forma como quando éramos crianças.

O segredo está no diafragma

Quando um bebê respira, ele respira profundamente. Cada inspiração “é feita a partir do abdômen”, diz a especialista.

O segredo está no diafragma, “a nave-mãe de todos os músculos respiratórios”, acrescenta.

“Muitos de nós somos condicionados [desde muito cedo] a contrair a barriga.”

Ilustração do corpo humano em que se destaca a posição do diafragma
Legenda da foto,Ao usar o diafragma, ativamos todos os músculos envolvidos na respiração e permitimos uma entrada maior de oxigênio

Uma respiração profunda, em que se usa o diafragma, não apenas permite que entre mais oxigênio em nosso corpo, como também envia mensagens ao cérebro que nos mantêm em um estado mais relaxado, ajudando a reduzir os níveis de estresse.

“Não temos consciência de como respiramos ao longo do dia, esquecemos disso ou o fazemos superficialmente”, diz Dennis, que acredita que ter mais consciência sobre nossa respiração pode ter efeitos positivos na nossa saúde física e mental.

Como respirar direito

A conceituada Mayo Clinic, nos Estados Unidos, destaca em seu site a importância de aprender técnicas de respiração que auxiliam no alívio da ansiedade, depressão e outros problemas relacionados ao estresse, mas também para regular funções importantes do nosso organismo.

A instituição destaca que muitos estudos constataram que a respiração profunda ajuda a equilibrar o sistema nervoso autônomo, responsável por gerenciar as funções involuntárias do nosso organismo, como controlar a temperatura corporal ou o funcionamento da bexiga.

Estas são algumas dicas da clínica para aprender a respirar direito:

– Adote uma postura confortável, feche os olhos e concentre-se apenas na sua respiração;

– Inspire profundamente, deixando o abdômen se encher de ar e expandir ligeiramente. Expire lentamente e pelo nariz;

– Coloque uma das mãos embaixo do umbigo, e a outra na parte superior do peito. Inspire e expire profundamente pelo nariz, lentamente. Você deve sentir o ar frio quando entra no corpo, e quente ao sair;

– Para saber se você está respirando pelo diafragma, a mão no seu abdômen deve se mover mais do que a que está no seu peito. Para isso, você precisa enviar lentamente o ar do nariz para a parte posterior da garganta e de lá até a barriga;

– A expiração também deve ser lenta, permitindo que o abdômen esvazie completamente;

– Repita este ciclo de respiração prestando atenção ao abdômen em cada um deles.

Veja a publicação original: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54811436?utm_medium=10todaybr.20201223&utm_source=email&utm_content=article&utm_campaign=10today

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
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4 respostas para “Por que ‘respirar como um bebê’ pode ser benéfico à saúde” !

  1. dulcedelgado disse:

    Agora, mais do que nunca é importante insistir nestas respirações profundas. O uso de máscara durante várias horas ao dia diminui a qualidade da respiração. Por isso, quando estamos sem elas, é fundamental fazer várias respirações profundas abarcando os três níveis dos pulmões, insistindo no abdominal como o texto descreve.
    De preferência ao ar livre e em local não poluído.
    Pessoalmente, sinto uma enorme necessidade disso.

  2. Jose Paes Landim disse:

    Amigo Dattoli, nota-se que, de modo muito abrangente, há bastante preocupação de várias fontes com nossa saúde, o que, ao se juntar aos avanços da ciência, vê-se um sensível aumento da longevidade. Fala-se agora na forma correta da respiração, como outro ganho nessa direção. Eu continuo batendo na mesma tecla, achando que, sem desmerecer outros importantes fatores, o maior êxito de nossa saúde, vem da mente, levando-nos para uma qualidade vida ativa, desde que prazerosamente desenvolvida, não importando sua natureza. Está aí o segredo para uma longevidade saudável e produtiva, sem.os sinais de velhice. É o nosso pensar a.respeito meu caro amigo.

    • JCDattoli disse:

      Sem dúvida, caro Landim, a regência maior está na mente, o que inclui a saúde. Até porque, se não houver uma consciência do indivíduo a respeito da necessidade de praticar uma boa respiração, no dia a dia essa pessoa estará respirando superficialmente.
      Grato, amigo!

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