O NATAL e a SABEDORIA – Minha reflexão e um vídeo primoroso de brinde para você!

Neste momento em que nos aproximamos do Natal e do encerramento de mais um ano, somos levados a um natural processo introspectivo, de reflexões e balanços pessoais, familiares e profissionais, acerca de tudo o que vivenciamos nos últimos doze meses. E exatamente este ano, o marcante 2020, é particularmente especial para os atuais habitantes do planeta Terra.

Com efeito, é ocasião propícia para buscarmos, com sabedoria, encerrar mais um ciclo do calendário, reconhecendo as nossas deficiências, faltas, os tropeços, as dificuldades, os medos, as superações, os aprendizados incorporados, as nossas vitórias, virtudes e, mais do que tudo, a graça da vida!

A sempre recomendável dose de sabedoria, especialmente neste período, tem valor ainda mais destacado.

Desejo, de coração, que independentemente do saldo objetivo a que você chegar como resultante das suas perdas e ganhos em 2020, a sua fé, a sua força interior, o aprendizado acumulado e a sua esperança para o ano que se avizinha estejam fortalecidos, e que este Natal reforce em você, e no íntimo de todos nós, o verdadeiro espírito natalino, para que sejamos efetivos mensageiros do bem-querer, das mudanças virtuosas e da paz individual e coletiva!

Ah, e como é oportuno refletir sobre a sabedoria, que almejamos desenvolver continuamente, ou, creio, que deveríamos almejar, até como resultante do nosso processo evolutivo. Afinal de contas, estamos aqui, nessa experiência corporal e terrena, para evoluir.

E por falar nisso… o que é mesmo sabedoria? Seria a habilidade de saber usar o conhecimento adquirido e acumulado.

Observa-se, claramente, que sabedoria é um algo a mais do que o conhecimento e a inteligência racional do indivíduo. Requer a existência de uma complementaridade com outros ingredientes qualitativos.

No ensejo, exatamente para falar sobre esse tema, trago o novo – e primoroso – vídeo CINCO PASSOS PARA A SABEDORIA, de Pedro Wanderley, nosso amigo, colaborador e criador/editor do blog Pratique O Bem Hoje, que foi publicado no YouTube três dias atrás. A abordagem é apresentada de maneira rica, bem estruturada e esclarecedora!

Um vídeo edificante, de conteúdo que lhe fará bem. Veja a seguir (duração de apenas 6:55):

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Educação, Frases célebres, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano, Psicologia e comportamento, Vídeos diversos e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para O NATAL e a SABEDORIA – Minha reflexão e um vídeo primoroso de brinde para você!

  1. Jair Araújo disse:

    Simplestente sensacional! Faltam palavras para comentar a riqueza do edificante conteúdo. Parabéns ao Pedro Wanderley e a você, caro Clóvis Dattoli por nos oferecerem esta preciosidade, neste ano atípico e que, apesar de todos os pesares, se encerra nos oportunizando grandes aprendizados.
    Que no próximo ano soprem bons ventos para dissiparem as densas nuvens, a fim de que Luzes de Amor, Paz, Saúde e muita Sabedoria envolvam o nosso querido planeta!
    Fraternalmente,
    Jair Araújo

    • JCDattoli disse:

      Muito grato pelo comentário, prezado amigo Jair. Em reforço aos esperados bons ventos, temos ainda a influência iluminadora e calorosa da era aquariana que, segundo divulgado, será cada vez mais sentida aqui em nosso planeta. Vamos acreditar!

  2. Sandra Fayad Bsb disse:

    Excelente, esclarecedor. Texto espiritualista e ótimo para refletir sobre nossa jornada e nosso papel na existência. Gostei muito do vídeo também. Boas festas, meu amigo querido.

  3. Davi Dattoli disse:

    Muito bom! Vale uma reflexão.

  4. Márcio disse:

    Bela reflexão sobre esse período natalino (tão especial) de um ano tão peculiar!
    E que belo vídeo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s